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Reunidos em Brasília, no Bay Park Resort Hotel, centenas de estudantes dão início hoje ao XVI Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej). Até o próximo domingo, quando os trabalhos se encerram, acontecerão diversas palestras e apresentação de cases (casos de sucesso). O tema desta edição é O impacto da inovação na mudança do Brasil. O XVI Enej é organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e pela Federação das Empresas Juniores do Distrito Federal (Concentro). Duas empresas juniores da UFMG foram selecionadas para apresentar cases: a Consultoria e Projetos Elétricos (CPE Jr), que reúne alunos da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Controle e Automação; e a UFMG Consultoria Júnior (UCJ), formada por estudantes de Administração, Economia e Ciências Contábeis. Ambas estão entre as 15 empresas que se sobressaíram de um total de 200 inscritos. A CPE Jr irá apresentar, na quinta-feira, o case “Planejando parcerias de marketing através da árvore de serviços”. Será exposto um mecanismo simples e eficiente para identificar os parceiros ideiais, além de ajudar na definição de que benefícios devem ser oferecidos e requeridos da empresa parceira. Na sexta-feira, será a vez da UCJ apresentar o case “Uma solução distante da realidade”, cujo conteúdo é uma experiência de insucesso. Será demonstrado que as metodologias de sucesso mais utilizadas no mercado nem sempre são aplicáveis à realidade das empresas. Assim, a UCJ irá sugerir que se identifique a real situação da empresa júnior e, a partir daí, se elaborem estratégias com base em prioridades e visando um objetivo único. Além da CPE Jr e da UCJ, outras empresas juniores da UFMG estarão presentes e algumas delas irão apresentar pequenos trabalhos em painéis. A delegação da UFMG é composta de aproximadamente 90 estudantes.