Universidade Federal de Minas Gerais

Adélia Prado debate fé e conhecimento com cientista e monge na UFMG

sexta-feira, 17 de outubro de 2008, às 18h24

O tema da conciliação entre fé e conhecimento vai reunir para um debate a escritora Adélia Prado, a bióloga Ana Lydia Sawaya, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e o monge dom Bernardo Bonowitz, do mosteiro trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, no Paraná. O encontro será neste sábado 18 de outubro, a partir das 14h, no auditório da Reitoria da UFMG.

A idéia do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (Laps) da UFMG é examinar a fé dentro da dinâmica de conhecimento em geral, na vida social e na ciência, e do ponto vista mais estritamente religioso. A iniciativa tem apoio do Departamento de Filosofia e Teologia do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas e da CdO Universidades (Associação Companhia das Obras).

A inscrição é gratuita e o debate será transmitido ao vivo pela internet para outras cidades. Neste sábado, clique na seguinte URL para acompanhar ao vivo o evento: "http://video.rnp.br/overmedia/visualizarEvento.do?_EntityIdentifierEvento=rnpmTDsT2XuqziCDe8z3Xodu1Ydz4x2N0TcpYRU8HCwvwQ.".

O link só estará disponível a partir das 14h.

Os debatedores
Adélia Prado, mineira, formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis, é considerada um dos principais nomes da poesia brasileira. Autora de 15 livros – sete de poemas e oito em prosa –, te a religiosidade como marca registrada de sua obra, atingindo equilíbrio raro entre sagrado e profano.

Ana Lydia Sawaya, bióloga, é doutora em Nutrição pela University of Cambridge, Inglaterra. Realizou pós-doutorado e atuou como cientista visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e na TUFTS University, nos EUA. É professora da Unifesp, diretora científica do Centro de Recuperação e Educação Nutricional e coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Pobreza do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Dom Bernardo Bonowitz, formado em Letras Clássicas no Columbia College de Nova York, em 1970, é prior do mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR). É conhecido internacionalmente por seus artigos e livros sobre São Bernardo, Thomas Merton e De Rancé e pela tradução de dois estudos biográficos sobre Edith Stein.

“Fé e conhecimento: a perspectiva do cientista, do poeta e do monge”
18 de outubro, sábado, das 14h às 19h30
Auditório da Reitoria da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte)
Mais informações no site do Laps.