Universidade Federal de Minas Gerais

CRCH/Reprodução
Mapa_historico.JPG
Suite du Brésil, do acervo do CRH

Terminam hoje inscrições para oficinas sobre cartografia histórica no MHNJB

terça-feira, 28 de outubro de 2008, às 8h41

O Centro de Referência em Cartografia Histórica promove no dia 30 de outubro quatro oficinas e atividades recreativas e culturais que vão explorar temas de interesse escolar como geografia, história e ciências naturais, sobretudo em torno de questões de cartografia histórica. As oficinas integram a programação Primavera no Museu e serão realizadas no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB). As inscrições terminam hoje (terça, 28).

As atividades do evento Cartografia Histórica no Museu: Educação, Cultura e Lazer pretendem mostrar a relevância das fontes de informação primárias, mapas e outras iconografias, apresentar resultados de pesquisas e chamar a atenção para a função educativa dos espaços museológicos, como o MHNJB e o Centro de Referência em Cartografia Histórica. A idéia é reunir professores de ensino fundamental e médio, estudantes de graduação e pós-graduação de cursos e programas relacionados a geografia, história, cartografia e turismo. São 200 vagas.

As inscrições podem ser feitas para os quatro conjuntos de atividades ou de acordo com a disponibilidade e interesse dos participantes. Serão cobrados R$ 20 por cada um dos quatro conjuntos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31)3461-5805 (das 8h às 12h e das 14h às 17h) e pelos endereços eletrônicos do Centro de Referência em Cartografia Histórica (crch@igc.ufmg.br) e do Centro de Extensão do MHNJB (cenex@mhnjb.ufmg.br). O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1035.

Este é o programa resumido do evento:

8h30 às 12h

Oficina 1
Conhecendo o acervo do Centro de Referência em Cartografia Histórica: os mapas da capitania e os da província de Minas Gerais Professores Antônio Gilberto Costa e Márcia Maria Duarte dos Santos

Oficina 2
A toponímia do território de Minas Gerais.
Professora Maria Cândida Seabra.

13h30 às 17h

Oficina 3
A cartografia da América Portuguesa e do Império do Brasil: fontes primárias de informação fidedignas?
Professores Márcia Maria Duarte dos Santos e Antônio Gilberto Costa.

Oficina 4
A toponímia do território de Minas Gerais
Professora Maria Cândida Seabra