Universidade Federal de Minas Gerais

Arquivo pessoal
Eduardo Mortimer_2.jpg
Eduardo Mortimer: palestra na UFMG

Seminário internacional na UFMG discute qualidade da educação superior

segunda-feira, 13 de outubro de 2008, às 8h59

A UFMG reúne, no dia 22 de outubro, especialistas de renome internacional para discutir as perspectivas da educação superior na América Latina diante dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O seminário temático, promovido pelo curso de Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano, acontece às 13h30, no Auditório Sônia Viegas (Fafich), no campus Pampulha. O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrições prévias. Haverá tradução simultânea.

Participam do seminário na UFMG o professor emérito de Psicologia na Universidade de Washington (EUA) Earl Hunt; o cientista político Charles Alan Murray, do American Enterprise Institute (Washington/EUA) e Eduardo Fleury Mortimer, professor da Faculdade de Educação na UFMG.

Earl Hunt abordará um estudo internacional que compara as demandas do mercado de trabalho e a disponibilidade das habilidades em diferentes países. Discutirá o talento intelectual em países em desenvolvimento e o papel da escolaridade, com exemplos de situações nas quais as pessoas podem adaptar o pensamento ao ambiente ou modelar o ambiente de forma a combiná-lo com as forças cognitivas presentes.

Segundo a coordenadora do evento, professora Carmen Flores-Mendoza, do Departamento de Psicologia da Fafich, Charles Alan Murray vem divulgando à imprensa norte-americana uma proposta inquietante: a de que, para boa parte dos jovens, o título universitário é de pouca utilidade, uma vez que informa ao empregador nada além de que “o jovem possui certa quantidade de habilidade intelectual e perseverança”. Murray sugere então a substituição da universidade por uma certificação profissional que qualifique pessoas jovens como aprendizes das carreiras escolhidas.

Pisa
Desenvolvido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Pisa é uma avaliação internacional padronizada, que enfoca medidas de habilidades e competências necessárias à vida moderna. Em 2006, o Pisa avaliou as competências de mais de 400 mil estudantes de 15 anos de idade em 57 países, por meio de um teste abrangente com duas horas de duração. O foco recaiu sobre a área de Ciências, mas a avaliação incluiu também Leitura e Matemática, além de informações sobre os estudantes e suas famílias e os fatores institucionais que possivelmente explicam as diferenças de desempenho. O último PISA, cujos resultados foram divulgados em dezembro de 2007, colocava o Brasil na 52ª posição, uma das últimas posições.

Os convidados
Earl Hunt Hunt é especialista em cognição, sistemas de inteligência artificial e em técnicas relativas às ciências sociais e biológicas. Ele tem ocupado posições em diversos comitês editoriais e foi editor de revistas científicas de grande peso como a Cognitive Psychology e Journal of Experimental Psychology: General. O professor Hunt tem publicado aproximadamente 220 artigos, livros e capítulos.

Charles Alan Murray é cientista político. Seu livro mais conhecido é o polemico The Bell Curve: Intelligence and Class Structure in American Life (1994) escrito em co-autoria com o psicólogo Richard Herrnstein. Em 2003 escreveu Human Accomplishment: The Pursuit of Excellence in the Arte and Science, 800 BC to 1950 no qual mostra uma forma de medir o grau de eminência das pessoas em cada domínio do saber. Recentemente publicou Real Education: Four Simple Truths for Bringing America's Schools Back to Reality (2008).

Nessa última obra, inspirada na política educacional americana [No Child Left Behind], Murray discute quatro verdades: 1) as habilidades variam, 2) metade das crianças tem um desempenho abaixo da média, 3) muitas pessoas estão indo para a universidade e, 4) o futuro dos EUA depende de como as pessoas talentosas/superdotadas estão sendo educadas.

Eduardo Fleury Mortimer é professor da Faculdade de Educação na UFMG. Graduado em Química, obteve seu doutorado na Universidade de São Paulo com a tese: Evolução do atomismo em sala de aula: Mudanças nos perfis conceituais. Durante sua estadia de doutorado, o professor Mortimer visitou a Universidade de Leed, Inglaterra, e publicou: Constructing Scientific Knowledge in the Classroom na revista Educational Researcher um artigo bastante citado na literatura acadêmica internacional como uma referência do sócio-construtivismo. Atualmente é pesquisador do CNPq, Presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Educação de Ciência, editor de Educação em Revista, Contributing International Editor for Latin-American and Caribe of Science Education, e membro do corpo editorial de diversos periódicos internacionais em Educação e Educação de Ciência.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente