A aluna Eugênia Kelly, do ICB, orientada pelo professor José Eugênio Figueira, apresentou uma proposta de aperfeiçoamento da trilha interpretativa, técnica didática que busca esclarecer os fenômenos naturais através de uma caminhada ecológica. A idéia está sendo apresentada no UFMG Conhecimento e Cultura 2008. “É uma oportunidade de realizar uma atividade agradável e, ao mesmo tempo, entender como o ambiente natural funciona e como todos os elementos estão interligados”, explica Eugênia Kelly. A proposta é resultado de um trabalho desenvolvido no Laboratório de Ecologia de Populações de Plantas e experimentado na Serra do Rola Moça, em Minas Gerais. Foram elaboradas diversas cartilhas e placas informativas que subsidiam a trilha interpretativa. Uma inovação da proposta de Eugênia consiste em proporcionar ao visitante um momento de interação particular com a natureza. Segundo a aluna, esse momento de introspecção é fundamental para o sucesso da visita. “Cada indivíduo possui uma percepção própria do ambiente. Enquanto um visitante pode se sentir incomodado com o calor e refrescado pelo vento, outro pode não gostar do vento e se sentir deslumbrado com as paisagens de montanhas”, explica ela. O projeto também tem o intuito de promover a educação ambiental, pois busca criar na pessoa um sentimento de pertencimento em relação ao meio-ambiente, estabelecendo laços emocionais com a natureza. Os guias demonstram como a ação humana pode desencadear desequilíbrio e destruição do ambiente e também enfatizam a importância da ação individual em busca da preservação.