A agenda de bolso 2009 da UFMG está à venda na livraria da Coopmed, na Praça de Serviços, campus Pampulha, ao preço de R$ 15. Concebida pelo Cedecom, a peça busca traduzir visualmente o conceito de futuro. “Optamos pelo uso de linhas contínuas como elemento de identidade da agenda. É uma forma de mostrar que uma coisa puxa a outra e que o futuro sempre será marcado por acontecimentos singulares”, explica o designer gráfico André Coelho. De concepção 'limpa' – o que no jargão dos designers significa que determinada peça gráfica contém poucos elementos –, a agenda possui uma tipografia sofisticada, enquanto o seu papel, Aspen, também remete à ideia de futuro. Outro destaque são as páginas que abrem cada mês do ano, pontuadas por frases, pensamentos e ditados de personalidades ou de autoria desconhecida. A frase de dezembro, por exemplo, foi cunhada por Millôr Fernandes: “Viver é desenhar sem borracha”. A tiragem é de três mil exemplares, sendo que dois mil foram colocados à venda. Os recursos arrecadados com a comercialização são empregados nos programas de assistência estudantil gerenciados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Os outros mil exemplares estão sendo distribuídos nas unidades acadêmicas e administrativas. O mesmo conceito da agenda de bolso foi aplicado à agenda de mesa e ao calendário. Essas duas peças, no entanto, têm distribuição dirigida.