Universidade Federal de Minas Gerais

Filipe Chaves
MdoCarmoLacerda.jpg
Maria do Carmo avalia de forma positiva os levantamentos na UFMG

Avaliação da UFMG pelo Inep prossegue até quinta-feira

terça-feira, 14 de abril de 2009, às 16h11

O processo de avaliação das universidades brasileiras que teve início ontem, dia 13, na UFMG, foi realizado na Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha, na manhã de hoje. À tarde, a equipe designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, se deslocou para o campus Saúde, na avenida Alfredo Balena, bairro Santa Efigênia.

Visitas e entrevistas compõem a atual etapa do processo de avaliação das universidades. O grupo do Inep é formado por professores universitários e será responsável pela avaliação externa da UFMG, complementando a verificação interna, concluída em 2006.

A comissão baseia-se na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), determinando a realização de avaliações periódicas das Instituições de Ensino Superior (IES) por meio da auto-avaliação e da avaliação in-loco. Tais avaliações integram o processo de recredenciamento das IES.

Campus Saúde
Ontem, os trabalhos tiveram início com a análise de documentos e entrevistas com pró-reitores e reitor da UFMG. Na manhã de hoje, dia 14, a equipe conversou com professores, estudantes, servidores técnicos e administrativos da Instituição, no auditório da Face. Os levantamentos se estendem até a quinta-feira, dia 16.

De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFMG, Maria do Carmo Lacerda, neste momento, a equipe permanece no campus Saúde. “A visita está ocorrendo bem e com tranquilidade”, informa. Após o fechamento dos trabalhos, na quinta-feira, será produzido relatório sobre a Universidade.

O documento vai contemplar os seguintes itens: missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); política de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes e egressos; e sustentabilidade financeira.

A avaliação externa totalizará 100 pontos, sendo que a política acadêmica tem peso de 35%. As outras dimensões de maior peso são a política de pessoal (20 pontos) e a infraestrutura (10). Tais parâmetros são definidos pelo Sinaes.