Universidade Federal de Minas Gerais

Filipe Chaves
DSC_3845.JPG
Reunião de indígenas na FaE possibilitou a troca de ideias entre representantes de diferentes tribos

Tribos se reúnem na FaE para discussão preparatória sobre a Conferência Regional de Educação Escolar Indígena

quinta-feira, 16 de abril de 2009, às 19h07

A Faculdade de Educação (FaE) serviu de sede, durante todo o dia de hoje, para a reunião preparatória da Conferência Regional de Educação Escolar Indígena, que será realizada entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em local a ser definido. Estiveram presentes várias lideranças e professores de diferentes tribos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Alguns deles são alunos matriculados no curso de Licenciatura Indígena da FaE.

Serão 18 conferências regionais que acontecerão em todo o país, todas precedidas de inúmeras conferências locais. O objetivo central é discutir a gestão e a afirmação do ensino indígena, levando-se em conta a diversidade étnica. Minas Gerais e Espírito Santo organizarão uma conferência conjunta, com 140 delegados escolhidos nas comunidades e mais 60 delegados indicados por instituições envolvidas com a educação indígena.

A Conferência Regional elegerá representantes para a 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei), organizada conjuntamente pelo Ministério da Educação, pela Funai e por uma comissão de índios. O evento é considerado um espaço político-cultural de diálogo e participação de diferentes representantes da sociedade. Andrea Cristina Almeida, índia tupiniquim de aldeia localizada na cidade capixaba de Aracruz, comemora a iniciativa. “Será uma oportunidade para discutir as políticas públicas para a educação indígena, levantando questões sobre a formação continuada, a estrutura física das escolas, o material didático, entre outros assuntos”, diz ela.