Universidade Federal de Minas Gerais

cartaz_im_it.JPG

Terminam amanhã inscrições para seminário sobre imigração italiana

quinta-feira, 22 de outubro de 2009, às 11h06

As inscrições ao V Seminário Imigração Italiana em Minas Gerais encerram-se nesta sexta-feira, 23. O evento, promovido em parceria entre instituições italianas e brasileiras – entre as quais a UFMG – acontece de 26 de outubro a 1° de novembro, na Escola de Arquitetura da UFMG (rua Paraíba, 697, bairro Funcionários).

Ao longo de uma semana, o evento terá palestras, mesas-redondas, apresentação de 52 trabalhos de pesquisadores brasileiros e italianos, em formato de pôster, além de atividades paralelas como minicurso de metodologia da História Oral, ministrado pela professora Lígia Maria Leite Pereira, vice-coordenadora do Programa de História Oral da Fafich/UFMG.

Também integra a programação do evento a mostra fotográfica Contribuição italiana para a Indústria de Belo Horizonte - 1896-1976, aberta na última terça-feira, 20 de outubro. A exposição tem curadoria do Centro de Memória do Sistema Fiemg.

Outra atividade paralela ao simpósio é a mostra Pioneiro do Cinema Mineiro, com exibição dos filmes Minas Antiga, Canção da Primavera e Tormenta, filmados na década de 1930 por Igino Bonfioli, fotógrafo e cineasta italiano radicado em Belo Horizonte.

O evento é gratuito e aberto ao público e a palestras, transmitidas ao vivo, poderão ser assistidas pelo site, onde também está a programação completa do simpósio.

Martini.JPG
Foto do acervo do Arquivo Público Mineiro integra mostra fotográfica no simpósio