Foca Lisboa
DSC_2309.JPG
Bonner detalhou os critérios de noticiabilidade do Jornal Nacional

Palestra de William Bonner, do JN, lota auditório da Reitoria

quinta-feira, 12 de novembro de 2009, às 15h19

Com o mesmo bom humor que caracteriza suas incursões pelo seu Twitter e bem diferente da figura séria e concentrada que diariamente 'invade' os lares brasileiros, o editor e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, falou na manhã desta quinta-feira, dia 12, para um auditório lotado - em sua maioria por estudantes de jornalismo - sobre o processo de produção do telejornal de maior audiência no país.

Realizada no auditório da Reitoria, a palestra marcou o lançamento do livro Jornal Nacional - Modo de Fazer, escrito pelo próprio jornalista, que conta detalhes do processo diário de elaboração do telejornal de maior audiência no país.

O jornalista iniciou sua apresentação abordando as diferenças entre o jornal impresso e o telejornal, deixando claro que cada um cumpre um papel diferente e igualmente relevante na mídia. Bonner ressaltou também o compromisso do Jornal Nacional de levar informação qualificada com objetividade ao telespectador: "O JN tem por objetivo mostrar aquilo que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo naquele dia com isenção, pluralidade, clareza e correção", lembrou o jornalista.

O que vira notícia
Os critérios de noticiabilidade do JN foram o assunto principal da conferência. Bonner ofereceu uma explicação detalhada e exemplos de cada um deles: abrangência, gravidade das implicações, caráter histórico, peso do contexto, importância do todo, complexidade e tempo. Ele relatou situações em que um acontecimento se transforma ou não em notícia, e como é definida sua relevância no contexto daquela edição do telejornal. "Nós adequamos o JN às exigências de tempo e detalhamento de cada fato", afirmou Bonner.

Após 50 minutos de palestra, Bonner respondeu às perguntas da plateia e mostrou otimismo ao falar do futuro da imprensa nacional: "A imprensa brasileira tem qualidade e a tendência é que ela melhore ainda mais nos próximos anos".

Para o aluno do 8º período de Comunicação Social da UFMG Gabriel Faria, o evento foi interessante por proporcionar o contato mais próximo com um bem-sucedido profissional da área. "É muito importante compreender como esses profissionais concebem a produção da notícia", afirmou. Antes de terminar, Bonner ainda deixou uma dica aos seus futuros colegas de profissão: "É fundamental para um bom jornalista, além de gostar da profissão, ter domínio da língua portuguesa e saber muito de história".

Trajetória
William Bonner nasceu em 1963 em São Paulo. Formou-se em comunicação social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Iniciou sua carreira na Rádio USP FM. Em 1986, entrou para a TV Globo, em São Paulo, como apresentador e editor. Integrou as equipes do Globo Rural, Fantástico, Jornal Hoje e Jornal da Globo. Em 1996, tornou-se apresentador e editor do Jornal Nacional. Três anos depois, passou a acumular a apresentação do JN com a função de editor-chefe.

09/fev, 11h30 - CAC inscreve candidatos para eleições em órgãos deliberativos e comissões da UFMG

09/fev, 8h02 - Aberta seleção de bolsistas para Espaço TIM UFMG do Conhecimento

09/fev, 7h50 - Prêmio Ethos-Valor recebe monografias até 6 de abril

09/fev, 7h32 - Rádio UFMG Educativa transmite programa especial na semana de registro acadêmico e matrícula

09/fev, 7h20 - Centro Cultural terá bailes de carnaval para adultos e crianças no sábado, dia 13

09/fev, 7h09 - Seminário de Diamantina recebe trabalhos até 18 de fevereiro

09/fev, 7h05 - Centro Pedagógico oferece ensino fundamental de jovens e adultos

09/fev, 7h00 - Associação dos funcionários de nível superior recebe filiações

08/fev, 16h23 - Escola de Engenharia oferece especialização na área de recursos minerais

08/fev, 15h44 - Restaurante do ICB será reaberto até início das aulas

08/fev, 15h14 - Cursos de extensão da Belas-Artes começam a receber inscrições nesta segunda-feira

08/fev, 10h36 - Boletim UFMG destaca pesquisas da Rede Malária

08/fev, 8h12 - Sugestões para artigos do regimento da Universidade serão recebidas até esta segunda-feira

08/fev, 8h05 - Último dia para funcionários da UFMG solicitarem bolsa de ensino superior

08/fev, 7h20 - Fale inscreve para Libras e outras três disciplinas eletivas a distância

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Calouradas
Destaques
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Mostra das Profissões 2009
Notas à Comunidade
Notícias
Reuni
Vestibular

Arquivos mensais:
fevereiro de 2010 (48)
janeiro de 2010 (102)
dezembro de 2009 (150)
novembro de 2009 (232)
outubro de 2009 (262)
setembro de 2009 (217)
agosto de 2009 (228)
julho de 2009 (194)
junho de 2009 (194)
maio de 2009 (181)
abril de 2009 (192)
março de 2009 (232)
fevereiro de 2009 (119)
janeiro de 2009 (88)
dezembro de 2008 (153)
novembro de 2008 (180)
outubro de 2008 (210)
setembro de 2008 (207)
agosto de 2008 (226)
julho de 2008 (175)
junho de 2008 (230)
maio de 2008 (228)
abril de 2008 (195)
março de 2008 (174)