Universidade Federal de Minas Gerais

Divulgação
Aquecedor.jpg
Curso aborda fabricação e instalação do equipamento

Curso no Museu de História Natural ensina a fabricar aquecedores solares

quinta-feira, 4 de março de 2010, às 12h44

Quem tem vontade de instalar um aquecedor solar em casa, mas acha os custos do equipamento pouco acessíveis pode se inscrever no curso de extensão "Aprendendo a fabricar, montar e instalar seu Aquecedor Solar de Baixo Custo", do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês).

O curso será realizado no dia 13 de março, sábado, das 9h às 16h. Segundo o instrutor Rafael Xavier, a aula é dividida em duas partes. De manhã, há um módulo teórico, em que os alunos recebem uma apostila. Em seguida, os participantes partem para a construção do aquecedor. O curso aborda ainda o processo de instalação do equipamento em residências.

As inscrições podem ser feitas de 8 a 12 de março e custam R$ 50,00. São oferecidas 25 vagas (sendo cinco delas para participação gratuita) e não há pré-requisito para participar do curso.

Ainda de acordo com Rafael Xavier, novas turmas serão disponibilizadas esse ano, sempre no segundo sábado de cada mês.

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é um projeto da Sociedade do Sol, que tem sua sede no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP. Seu objetivo é possibilitar a disseminação da tecnologia de construção de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36 milhões de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos.

Outras informações com Rafael, no telefone (31) 9748-8545.