A cena se repete todo ano: ônibus enfileirados pelas ruas do campus, adolescentes de tênis coloridos espalhados pelos gramados, unidades repletas de estudantes de ensino médio ávidos por respostas. Começou mais uma Mostra das Profissões. Passeando pelas salas interativas, os mais de 70 mil visitantes buscam quase sempre a resposta para a mesma pergunta. É o caso do estudante Igor Silva, que cursa o 2º ano do ensino médio. Participando da mostra pela primeira vez, ele já havia passado pelas salas de medicina, direito e engenharia de produção, enquanto se dirigia ao espaço da engenharia civil. “Ainda estou muito indeciso. Mas pretendo voltar ano que vem, com uma ideia na cabeça, para investir no que vou querer”, disse. O dilema era o mesmo das amigas Pauline Gonçalves, Mariana Saturnino e Marcelle Ferreira, estudantes do 3º ano em uma escola de Sete Lagoas. As duas primeiras pensam em fazer design de moda, mas Mariana também cogita cursar arquitetura, enquanto Marcelle não faz ideia do que escolher. Em um quesito, no entanto, as três não têm dúvida: querem estudar na UFMG. “O campus é muito bonito, muito arborizado. Se fosse uma cidade, gostaríamos de morar aqui”, afirmam. A estudante do 3º ano Caroline Santos, de Caeté, também chegou em dúvida, mas conseguiu se decidir após uma palestra e vai fazer vestibular para engenharia química. “Já pensei em medicina e farmácia. Não pensava em seguir essa profissão, mas mudei de ideia”, comentou. Segundo o estudante do 8º período de medicina, Diogo Cardoso, que trabalha como monitor em uma das salas interativas mais procuradas durante a Mostra, a maioria dos visitantes chega com questões parecidas. “Como é o curso, qual é a duração, se o curso é muito puxado, se tem que estudar muito para passar no vestibular, se tem como trabalhar e estudar durante o curso”, explica. Já o monitor da sala de engenharia aeroespacial, Alexandre Salles, conta que, apesar do interesse pelos aviões e projetos desenvolvidos pelos alunos do curso, a pergunta mais frequente é sobre remuneração. “O que eles querem saber mesmo é quanto você ganha depois que você forma. Mas isso é o que a gente menos sabe”, brinca. Robôs e maquetes As amigas Ana Lobato e Fernando Borges vieram para o evento com o mesmo intuito. Decididas pela arquitetura, elas tiveram a oportunidade de conversar com os alunos do curso e ver pessoalmente os projetos que eles desenvolvem durante a graduação. “Tiramos muitas dúvidas só conversando com eles. Já podemos marcar o X na ficha de inscrição”, afirmam. Além do contato com os alunos, os visitantes da Mostra também podem assistir mini-palestras com os professores da Universidade. O ex-reitor Ronaldo Pena, por exemplo, explicou como é o curso de engenharia de controle e automação. “É uma oportunidade de falar sobre uma coisa que acredito, que é o estudo de engenharia”, disse. Ele conta que, mesmo quando estava na reitoria, sempre procurou dar palestras durante o evento. “De modo geral, todos os colegas fazem um bom trabalho aqui. Essa é uma ideia realmente campeã” conclui. Confira outras imagens:
Uma das salas mais atrativas da Mostra é a de engenharia de controle e automação. De acordo com a monitora Letícia Nogueira, foram levados para o espaço vários instrumentos com os quais os alunos têm contato durante o curso, como um pêndulo invertido, miniaturas de equipamentos de informática industrial e vários robôs.
As estudantes de Belo Vale Géssica Fernandes, Ana Flávia Pereira e Gleissy Oliveira, não pensam em fazer o curso, mas quiseram conferir de perto os equipamentos. A sala preferida das amigas foi a de engenharia civil. “Vimos máquinas e equipamentos que eles usam no trabalho, além de fotos. Achei muito interessante”, disse Géssica, que já estava decidida pela profissão e aproveitou a Mostra para esclarecer dúvidas.
Sala interativa do curso de engenharia aeroespacial
Robôs chamam atenção na sala de engenharia de controle e automação
Sala da Medicina é sempre uma das mais procuradas
Estudantes aguardam o começo de uma palestra
Praça de alimentação foi montada no estacionamento do Icex
Sala interativa do curso de química