Universidade Federal de Minas Gerais

Diogo Domingues
livros_raros.JPG

Seminário discute critérios de raridade e conservação de acervos

segunda-feira, 2 de agosto de 2010, às 7h17

Diferenças entre os critérios de raridade em coleções públicas e para colecionadores, assim como aspectos da conservação e da restauração de obras raras estão entre os temas do I Seminário de acervos raros e especiais, que a Biblioteca Universitária realiza, no campus Pampulha, a partir desta segunda-feira, 2 de agosto.

Voltado para bibliotecários e estudantes, o evento é aberto também a bibliófilos e outros interessados no tema. A programação, que se estende até 4 de agosto, inclui três mesas-redondas e duas oficinas, e contará com a presença de docentes da UFMG, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante os três dias de evento, os participantes poderão ainda conhecer a exposição Obras Raras da UFMG, que revela um recorte dos livros raros e preciosos reunidos na Divisão de Coleções Especiais. Serão exibidos títulos de diversas áreas do conhecimento – a obra mais antiga exposta é de 1536.

O Acervo de Obras Raras e Especiais do Sistema de Bibliotecas da UFMG reúne documentos considerados raros ou preciosos devido à sua importância histórica, literária, cultural e patrimonial. “Alguns exemplares guardados pela Divisão de Coleções Especiais são únicos, o que aumenta a responsabilidade pela guarda e preservação criteriosa dessa coleção,” ressalta Diná Marques Pereira Araújo, bibliotecária-chefe da Divisão.

O evento será realizado no quarto andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha da UFMG (avenida Antônio Carlos, 6627).

Programação

Dia 2, às 14h
Mesa-redonda Obras raras: identificação e gestão
Mediador: Paulo da Terra Caldeira, professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, foi o curador da exposição em de 2007.
Critérios de Raridade em Coleções Públicas - Rízio Bruno Sant´Ana, Bibliotecário, curador de Obras raras e ex-Diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade (SP).
Critérios de Raridade para Colecionadores - Amilcar Vianna Martins, professor da Faculdade de Ciências Econômicas/ UFMG, Diretor do Instituto Cultural Amílcar Martins.

Dia 3, às 14h
Mesa-redonda Conservação e restauro
Mediadora: Rosemary Tofani Motta, bibliotecária- coordenadora do Laboratório de preservação de Acervos da Escola de Ciência da Informação UFMG e vice-diretora do Sistema de Bibliotecas/UFMG
Atuação profissional do conservador-restaurador – Bethânia Reis Veloso, professora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) da Escola de Belas-Artes da UFMG
Ação do bibliotecário na gestão de acervos raros – Ana Virgínia Teixeira Pinheiro, bibliotecária, professora adjunta da Escola de Biblioteconomia da UFRJ e chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional

Dia 4, às 14h
Mesa-redonda Brasiliana: livros e leituras
Mediador: professor José Newton Coelho Meneses, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
1. Livros, leituras, heresias e contestação política entre os inconfidentes da Bahia (1793-1802) – Luiz Carlos Villalta, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG
2. Os caminhos do livro no Brasil – Nelson Schapochnik, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

Oficinas
Oficina I – Introdução à Catalogação de Obras Raras
2 a 4 de agosto, das 8h às 12h (nível maior de especificidade)
Instrutora: Maria Angélica Ferraz Messina Ramos, bibliotecária do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
O curso pretende apresentar os principais aspectos para catalogação de livros raros segundo o Descriptive Catalogint of Rare Books
Pré-requisito: Conhecimento teórico básico do AACR2 e do MARC 21
Público-alvo: Bibliotecários
Carga horária: 12 horas-aula
Investimento: R$ 125
Vagas: 30 (turma única), sendo 10% das vagas destinadas a bolsistas
Solicitação de bolsa: de 12 a 21 de julho

Oficina II – Introdução às técnicas de acondicionamento e conservação de acervos raros
2 a 4 de agosto, das 8h às 12h
Instrutora: Diná Marques Pereira Araújo, bibliotecária-chefe da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG
O curso pretende abordar conhecimentos básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos, bem como confecção de materiais para acondicionamento de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos de acondicionamento de livros.
Público-alvo: Bibliotecários, profissionais de trabalham com livros e público em geral. Não há pré-requisito.
12 horas-aula
Investimento: R$ 125
Vagas: 12 (turma única), sendo 10% das vagas destinadas a bolsistas
Solicitação de bolsa: 12 a 21 de julho

paineis.JPG