Melhor equipe estreante na VII Competição Fórmula SAE Brasil, realizada no último final de semana no campo de provas da Goodyear, em Americana (SP), o grupo Toronado, de alunos de engenharia da UFMG, trouxe na bagagem dois destaques e o 10º lugar geral na prova. “Alcançamos uma posição muito boa, deixando para trás grupos que já tinham experiência em outras competições”, avalia Caio Cramer, aluno de engenharia mecânica e capitão da equipe Toronado. Sob a orientação do professor Marco Túlio Correa de Faria, a equipe Toronado UFMG conta com nove alunos – dos cursos de engenharia mecânica, engenharia de controle e automação e engenharia de produção. Para participar da Fórmula SAE Brasil, eles construíram o veículo TR-01, espécie de protótipo de carro similar aos usados na Fórmula 1, que competiu com 16 outras equipes de todo o país. “Tivemos destaques na chamada produção enxuta, metodologia de produção que simula e barateia os custos de fabricação do carro em série; e no item ‘atenuador de impacto’, peça do veículo usada para proteção do piloto”, conta o capitão. Caio Cramer comenta que o TR-01 tem uma deficiência na parte elétrica, e que a equipe precisa de mais integrantes de cursos de engenharia de controle e automação ou de engenharia elétrica. O protótipo foi levado à competição com recursos de patrocinadores. “A partir de agora vamos contar com bolsa da Fapemig, o que vai permitir que aperfeiçoemos o projeto”, comemora Cramer. No Brasil, a competição acontece desde 2004 e recebe, anualmente, em torno de 20 equipes de diversos estados. Os primeiro e segundo colocados ganham o direito de disputar a Fórmula SAE Internacional, realizada nos Estados Unidos. Leia mais no Boletim UFMG.
A competição
A Fórmula SAE é uma competição anual organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (Society of Automotive Engineers) em que equipes formadas por estudantes de nível superior apresentam um carro de corrida. Os veículos, construídos e projetados pelos próprios alunos, são submetidos à avaliação de uma banca de juízes, responsável por examinar as qualidades do carro em diversas provas.