Universidade Federal de Minas Gerais

Eventos no Museu de História Natural comemoram chegada do verão

terça-feira, 14 de dezembro de 2010, às 9h05

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG inicia no próximo domingo, 19 de dezembro, mais uma edição do projeto Quatro Estações. A abertura do Verão no Museu terá apresentação do coral infantil Aprendizes da Esperança e do coral Allegretto, entrega de presentes e brincadeiras com crianças da Vila Vilma, apresentação da Geraes Big Band e oficinas do espaço Arte e Educação.

A programação continua em dezembro, janeiro e fevereiro com outras atividades. Um dos destaques são as apresentações diárias do Presépio do Pipiripau, que passam a ser realizadas com mais frequência, além da 1ª colônia de férias do MHNJB em parceria com o Museu dos Brinquedos e da exposição Aves e Ninhos do Museu: descobrindo nossas aves.

Domingo
No dia 19, a partir das 10h, o espaço Arte e Educação estará aberto aos visitantes para algumas atividades. A oficina Cartão Ecológico vai usar papel reciclado, folhas, sementes e flores para criar mensagens de fim de ano, enquanto a oficina de pigmentos vai trabalhar com terra, folhas e frutos para fabricar tintas. Outra oficina vai ensinar como fazer animais com balões.

As apresentações dos corais acontecerão na varanda do Presépio do Pipiripau, às 10h30, 11h30, 13h30 e 14h30. O artista e educador Nuno Arcanjo fará a entrega dos presentes comprados pelos funcionários do MHNJB às 11h. Às 12h, a Geraes Big Band, regida pelo professor Marcos Albricker, da Escola de Música da UFMG, inicia apresentação.

Com proposta de incentivar a responsabilidade quanto à preservação e à manutenção da qualidade de vida das aves, a exposição Aves e Ninhos do Museu, que contém cerca de 80 espécies presentes no MHNJB, permanecerá por 3 meses.

Para este mês, também estão previstos os lançamentos dos cds Cartografia histórica: referência e Elementos de cartografia histórica, produzidos pelo Centro de Referência em Cartografia Histórica do Museu (CRCH), e do livro Rochas ornamentais, de autoria do professor Antônio Gilberto Costa, também do CRCH.

Além disso, o MHNJB inaugura um novo espaço sustentável, a Praça do Ipê, montada pela equipe das áreas verdes com troncos de árvores caídas durante a tempestade ocorrida no Museu em 1995.

As inscrições para a Colônia de Férias podem ser realizadas de 15 de dezembro a 14 de janeiro. Os documentos necessários e a taxa de pagamento para os que não possuem vínculo com a UFMG podem ser conferidos no site do Museu a partir de 15 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7607.