Cerca de 130 funcionários e estagiários do Centro de Divulgação e Comunicação (Cedecom) da UFMG participaram na última sexta-feira da segunda etapa do seminário Convergências, que teve o objetivo de fomentar a discussão acerca da convergência organizacional e de mídias que servirá de base para o projeto de reformulação do Cedecom. Reunidos no auditório da Biblioteca Central, pela manhã e à tarde, os participantes se dividiram em pequenos grupos de trabalho para debater os limites e potencialidades da implantação de uma matriz convergente de atuação nas ações e produtos de comunicação da Universidade. A primeira etapa do seminário havia ocorrido no início do mês, quando três expositores apresentaram considerações acerca de como a convergência tem sido trabalhada na área da comunicação. A pesquisadora Lorena Tárcia (Unibh) apresentou diferentes conceitos em torno do tema; a professora Teresa Goulart (FDC) falou sobre a convergência em ambientes organizacionais, enquanto o editor de convergência dos Associados MG, Benny Cohen, apresentou o processo vivido pelas empresas do grupo mineiro. As discussões foram mediadas pelas professoras Cida Moura (ECI) e Geane Alzamora (DCS/Fafich). A discussão de uma proposta de atuação convergente no Cedecom ocorre paralelamente ao seu processo de institucionalização. Formado a partir da junção de dois órgãos da Universidade – o Centro de Comunicação Social (CCS) e o Centro de Audiovisual (CAV) –, o Cedecom deve ser transformando em um órgão único, projeto a ser submetido ao Conselho Universitário no primeiro semestre do próximo ano. A ideia é que a institucionalização do Cedecom já contemple a convergência como proposta de atuação. As bases dessa proposta convergente estão sendo discutidas pelos próprios funcionários e também pelos estudantes que fazem formação complementar nos diferentes núcleos do Cedecom, como Agência de Notícias, Boletim, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Criação e Marketing, Web, Núcleo de Apoio à Divulgação Científica, Secretaria, TV UFMG e Rádio UFMG Educativa.