Universidade Federal de Minas Gerais

Alunos da UFMG com dificuldades de aprendizagem podem recorrer a novo programa da Fump

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011, às 7h35

Estão abertas as inscrições ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem, que a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) passa a oferecer a alunos assistidos de Belo Horizonte que enfrentam dificuldades no aprendizado.

O programa vai oferecer, inicialmente, atendimento individualizado com psicopedagogo da Instituição. “A atuação desse profissional é direcionada ao diagnóstico e ao tratamento das dificuldades que possam impedir o bom rendimento acadêmico do estudante”, explica Jacqueline Guerra, coordenadora do setor de Apoio Pedagógico da Fump. Os atendimentos serão feitos pela manhã nas segundas, quartas e sextas-feiras e à tarde nas terças e quintas-feiras.

Jacqueline Guerra explica que o programa foi estruturado a partir de necessidades apresentadas pelos próprios estudantes durante o acompanhamento com técnicos do setor, assistentes sociais e psicólogos da Fump. “Em alguns desses atendimentos os profissionais detectaram que os alunos relatavam dificuldades de aprendizagem que interferiam em seu desempenho acadêmico, nas relações pessoais e até mesmo no rendimento profissional”, conta.

Acesso
O programa destina-se a estudantes de graduação dos cursos presenciais da UFMG, classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III, nessa ordem de prioridade. O aluno deve estar realizando acompanhamento com os assistentes sociais da Instituição. Também podem ser atendidos alunos encaminhados pela Pró-reitoria de Graduação e pelos colegiados dos cursos da UFMG.

Os interessados em aderir ao programa podem agendar atendimento pessoalmente na sede da Fump, na unidade do campus Pampulha, ou pelos telefones (31) 3409-8400 ou 3409-3970.

(Com Assessoria de Comunicação da Fump)