Uma visão divertida da robótica, com aplicações práticas de conceitos de engenharia e computação. È o que pretende a oficina “Introdução à Robótica: Uma abordagem Lúdica”. Durante as atividades da oficina, os participantes construirão seus próprios robôs. A organização planeja ainda competições entre os robôs desenvolvidos na oficina, que em 2011 terá sua terceira edição. De acordo com o coordenador da oficina, Guilherme Augusto Pereira, a robótica está mais próxima do que imaginamos. “Mostraremos exemplos de sistemas robóticos que estão cada vez mais presentes, seja na indústria ou em nossas casas e carros”, explica. “O aspecto mais interessante é que os próprios alunos desenvolvem e programam seus robôs”, conta. A organização do Festival de Verão recomenda a oficina a jovens com conhecimento básico em computação. “Para desenvolverem robôs eficientes e inteligentes, os participantes perceberão a necessidade de conhecer um pouco de engenharia mecânica, elétrica, de controle e automação e de ciência da computação” argumenta Guilherme Augusto, que é professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG. “Em geral, os alunos preferem desenvolver robôs com rodas. Assim, eles se parecem com carrinhos de brinquedo, mas que carregam um computador e executam ações de forma autônoma”, comenta o professor, que é doutorado na área de robótica. Guilherme Pereira explica que no primeiro dia ele utilizará os recursos do data show. E nos outros, os alunos utilizarão kits para o desenvolvimento dos robôs emprestado pela Escola de Engenharia. “Não será necessário trazer nenhum material”, enfatiza. Os alunos também participarão de competições, a serem organizadas durante as atividades. “Uma que não pode faltar é a corrida de robôs, onde o mais rápido a completar um percurso com obstáculos vence, e o cabo de aço, onde dois robôs devem disputar quem é o mais forte, puxando um cabo preso entre eles”, brinca Guilherme Pereira, lembrando das atividades da oficina em edições anteriores do festival. “A idéia não é estimular a competição, mas sim desafiar os participantes a criar robôs cada vez mais eficientes e inteligentes”, conclui.
Introdução à Robótica: Uma abordagem lúdica
Professor: Guilherme Augusto Silva Pereira
Público-alvo: estudantes de ensino médio que tenham interesse em cursar Engenharia ou Ciência da Computação; pessoas interessadas em robótica. Todos deverão ter noções básicas de computação.
Vagas: 20
Carga horária: 16 horas/aula
Período: 5 a 8 de março
Horário: 14h às 18h
Locais de realização: Faculdade de Ciências Econômicas (dia 5) e Escola de Engenharia (dias 6, 7 e 8), campus Pampulha