Universidade Federal de Minas Gerais

Marco Mazzoni e Gui Mazzoni
Fotos_Marco_Mazzoni_e_Gui_Mazzoni.JPG
Escola de Arquitetura: sua história se confunde com a de BH

Exposição na Casa do Baile comemora 80 anos da Escola de Arquitetura

terça-feira, 24 de maio de 2011, às 7h02

Escola de Arquitetura da UFMG: lembranças do passado, visão do futuro é o título da exposição que comemora, na Casa do Baile, em Belo Horizonte, oito décadas de existência da Escola de Arquitetura da UFMG. O foco da mostra é contribuição da instituição para a formação da capital mineira. A exposição pode ser visitada até 12 de junho, de terça a domingo, das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta obras referenciais de BH projetadas por ex-professores, utopias para a cidade de autoria de seus docentes e alunos, além de trabalhos vencedores de um concurso público feito exclusivamente para essa mostra, com sugestões para o nosso espaço urbano comum. São imagens de edifícios e trechos urbanos, e especulações sobre a cidade extraídas das salas de aula e laboratórios.

O visitante terá contato com algumas obras mais conhecidas e realizadas, em sua maioria, por arquitetos, ex-alunos e mestres que já se aposentaram. As fotografias e projetos revelam a história de reflexão e criação ininterruptas da Escola de Arquitetura na capital. A história da instituição se confunde com a de Belo Horizonte, que foi fundada apenas 30 anos antes da escola. Além disso, durante mais de 60 anos, a Es cola de Arquitetura foi a única responsável pela formação dos arquitetos no estado de Minas Gerais.

A Casa do Baile fica na avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha. Informações pelo telefone 3277-7443.

(Com Assessoria de Comunicação da Fundação Municipal de Cultura)