Universidade Federal de Minas Gerais

Respostas dos circuitos neurais serão tema de workshop no campus Pampulha

terça-feira, 6 de setembro de 2011, às 10h59

Pesquisadores da Austrália e dos Estados Unidos participam, nesta quinta-feira, 8, no campus Pampulha, do Workshop in Autonomic Regulation, que reunirá alunos dos programas de pós-graduação em Ciências Biológicas, Fisiologia e Farmacologia e em Ciências do Esporte.

Os estudantes apresentarão painéis e assistirão a conferências sobre
regulação autonômica, isto é, a regulação intrínseca do organismo, que produz respostas fisiológicas reflexas, tanto ao meio interno quanto ao externo.

Organizado pelo professor Cândido Celso Coimbra, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o evento terá como convidados Andrej Romanovsky, do St. Joseph's Hospital and Medical Center (Estados Unidos), Eugene Nalivaiko, da University of Newcastle (Austrália), Kaushik P. Patel, da University of Nebraska Medical Center (Estados Unidos) e Danusa D. Soares, do Departamento de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).

O workshop será realizado das 8h30 às 17h15, no auditório Baeta Viana, no 4º andar do bloco H4 do ICB. Interessados em participar devem enviar email para coimbrac@icb.ufmg.br ou autonomicregulation@gmail.com.

Na primeira palestra será discutido o papel do óxido nítrico na regulação simpática do indivíduo que teve infarto. A conferência seguinte abordará os sensores periféricos de temperatura e a forma de entrada no organismo de sinais – internos, como a febre, e externos, como temperatura do meio ambiente. Já a terceira palestra discutirá como a regulação da respiração está ligada à emoção. Na última palestra, será discutida a participação dos neurotransmissores dopamina e serotonina no desempenho físico e na regulação da temperatura interna durante o exercício.

Confira a programação.