Universidade Federal de Minas Gerais

Antropólogo Timothy Ingold fará conferências sobre educação e aprendizagem na próxima semana

sexta-feira, 30 de setembro de 2011, às 7h08

Timothy Ingold, um dos mais respeitados antropólogos da atualidade, fará na próxima semana (dias 4, 5 e 6 de outubro) três conferências sobre os temas Aprender cada vez mais e Projetando ambientes para a vida. Ele é convidado do programa Cátedras Ieat/Fundep.


%21%20Timothy%20Ingold.jpg

Professor de Antropologia Social da Universidade de Aberdeen, Escócia, Ingold tem tratado de temas como abordagem ecológica em antropologia e psicologia; relações homem-animal; percepção do ambiente, linguagem, tecnologia, conhecimento e prática; e antropologia, arqueologia, arte e arquitetura.


Conheça a programação e as sinopses das conferências.

Tema: Aprender cada vez mais

4 de outubro, às 14h – auditório Neidson Rodrigues – FaE

Against transmission (Contra a transmissão)
A ideia de que a aprendizagem implica na transmissão de conhecimentos prontos de uma geração para a outra está profundamente enraizada na teoria e na prática educacional. Essa ideia se baseia em modelo genealógico, cujo elemento definidor é a separação da aquisição do conhecimento das configurações de sua realização prática. Esse mesmo modelo também está na raiz das explicações correntes da genética, bem como da transmissão cultural. Em ambos os casos, o modelo é invalidado por uma falácia simples, que é supor que as informações podem ser especificadas de forma independente dos processos de produção e crescimento que lhe deram origem. Para sair da falácia, é necessário inverter a priorização que se assume convencionalmente do conhecimento sobre a habilidade. O conhecimento é o resultado sempre emergente da prática qualificada, em vez de ser a pré-condição necessária para ela.

5 de outubro, às 17h30 – auditório da Escola de Música

For enskillment (Pelo “enskillment”)
Na aprendizagem e ensino, cada geração contribui para a próxima definindo as tarefas e estabelecendo as condições que permitem que os novatos possam crescer com a sabedoria de seus antecessores, e talvez superá-la. Mesmo quando se trata de cópia, o aprendizado é na prática um processo criativo. Tal prática implica o alinhamento de movimentos, de especialistas e novatos, através de uma coordenação da ação e da percepção que é da essência da habilidade. Assim concebida, a prática qualificada é um movimento itinerante e improvisado ao longo de um modo de vida, entendida como um caminho a ser seguido e não um corpo de regras e representações transmitidas a partir de ancestrais. Assim, o conhecimento passa por contínuo crescimento e renovação dentro da vida cotidiana, através da imersão de gerações que se sobrepõem em um fundo comum de suas existências.

Grande Conferência

6 de outubro, às 14h – auditório Sônia Viegas (Fafich)

Designing environments for life (Projetando ambientes para a vida)

Nos debates, científicos e populares, sobre as mudanças ambientais, dois significados diferentes do “ambiente” são comumente confundidos. O primeiro veicula o mundo fenomenal da nossa experiência imediata; no segundo sentido, o ambiente é um mundo cuja realidade física é dada de forma totalmente independente da nossa experiência dele, e que podemos conhecer somente através da compilação de dados extraídos da observação imparcial e da medição, transmitidos em seguida na forma de gráficos, diagramas e imagens. Para a maioria das pessoas, o ambiente da vida cotidiana é entendido no primeiro sentido. No entanto, é o segundo que predomina nos discursos da tecnociência e na elaboração de políticas. Sob essa confusão de sentidos, a distância entre essas duas concepções, entre o "mundo que nos rodeia" e o "ambiente" da ciência e discurso político, longe de diminuir, tornou-se cada vez maior.

Para as disciplinas de arte e design, antropologia e arquitetura, capturadas entre esses entendimentos contrários e comprometidas com a mediação entre eles, tal situação coloca um grande desafio. Para enfrentar o desafio, precisamos encontrar formas de obter uma expertise técnico-científica desenhada em conjunto com a sabedoria dos habitantes, em um plano comum de projetar ambientes para a vida.

Outras informações pelo telefone 3409-4123.

05/set, 13h24 - Coral da OAP se apresenta no Conservatório, nesta quarta

05/set, 13h12 - Grupo de 'drag queens' evoca universo LGBT em show amanhã, na Praça de Serviços

05/set, 12h48 - 'Domingo no campus': décima edição em galeria de fotos

05/set, 9h24 - Faculdade de Medicina promove semana de prevenção ao suicídio

05/set, 9h18 - Pesquisador francês fará conferência sobre processos criativos na próxima semana

05/set, 9h01 - Encontro reunirá pesquisadores da memória e da história da UFMG

05/set, 8h17 - Sessões do CineCentro em setembro têm musical, comédia e ficção científica

05/set, 8h10 - Concerto 'Jovens e apaixonados' reúne obras de Mozart nesta noite, no Conservatório

04/set, 11h40 - Adriana Bogliolo toma posse como vice-diretora da Ciência da Informação

04/set, 8h45 - Nova edição do Boletim é dedicada aos 90 anos da UFMG

04/set, 8h34 - Pesquisador francês aborda diagnóstico de pressão intracraniana por meio de teste audiológico em palestra na Medicina

04/set, 8h30 - Acesso à justiça e direito infantojuvenil reúnem especialistas na UFMG neste mês

04/set, 7h18 - No mês de seu aniversário, Rádio UFMG Educativa tem programação especial

04/set, 7h11 - UFMG seleciona candidatos para cursos semipresenciais em gestão pública

04/set, 7h04 - Ensino e inclusão de pessoas com deficiência no meio educacional serão discutidos em congresso

Classificar por categorias (30 textos mais recentes de cada):
Artigos
Calouradas
Conferência das Humanidades
Destaques
Domingo no Campus
Eleições Reitoria
Encontro da AULP
Entrevistas
Eschwege 50 anos
Estudante
Eventos
Festival de Inverno
Festival de Verão
Gripe Suína
Jornada Africana
Libras
Matrícula
Mostra das Profissões
Mostra das Profissões 2009
Mostra das Profissões e UFMG Jovem
Mostra Virtual das Profissões
Notas à Comunidade
Notícias
O dia no Campus
Participa UFMG
Pesquisa
Pesquisa e Inovação
Residência Artística Internacional
Reuni
Reunião da SBPC
Semana de Saúde Mental
Semana do Conhecimento
Semana do Servidor
Seminário de Diamantina
Sisu
Sisu e Vestibular
Sisu e Vestibular 2016
UFMG 85 Anos
UFMG 90 anos
UFMG, meu lugar
Vestibular
Volta às aulas

Arquivos mensais:
outubro de 2017 (1)
setembro de 2017 (33)
agosto de 2017 (206)
julho de 2017 (127)
junho de 2017 (171)
maio de 2017 (192)
abril de 2017 (133)
março de 2017 (205)
fevereiro de 2017 (142)
janeiro de 2017 (109)
dezembro de 2016 (108)
novembro de 2016 (141)
outubro de 2016 (229)
setembro de 2016 (219)
agosto de 2016 (188)
julho de 2016 (176)
junho de 2016 (213)
maio de 2016 (208)
abril de 2016 (177)
março de 2016 (236)
fevereiro de 2016 (138)
janeiro de 2016 (131)
dezembro de 2015 (148)
novembro de 2015 (214)
outubro de 2015 (256)
setembro de 2015 (195)
agosto de 2015 (209)
julho de 2015 (184)
junho de 2015 (225)
maio de 2015 (248)
abril de 2015 (215)
março de 2015 (224)
fevereiro de 2015 (170)

Expediente