Universidade Federal de Minas Gerais

Arquivo pessoal
untitled1.bmp
Kerley Oliveira (centro) recebe a premiação

Aluno de doutorado da UFMG é premiado em congresso nacional sobre preservação ambiental

quinta-feira, 6 de outubro de 2011, às 7h13

O doutorando da UFMG Kerley Alberto Pereira de Oliveira foi premiado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que aconteceu em Porto Alegre, no final de setembro. O trabalho de Kerley ficou em primeiro lugar, entre 600 inscritos.

Intitulado Fator de transferência de elementos terras raras em solos tratados com fosfogesso, o trabalho faz parte da pesquisa do curso de doutorado em Análise de Risco Ambiental. De acordo com Kerley Oliveira, o fosfogesso é um resíduo da indústria de fertilizantes que é usado na agricultura. Seu trabalho verifica a possível contaminação de plantas por elementos presentes fosfogesso, que são os metais de terras raras. “Nossa pesquisa foi escolhida por ser inovadora”, argumenta.

Segundo o pesquisador, a comissão julgadora juntou membros da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, organizadora do evento, e avaliadores externos.

Kerley Oliveira é orientado pelos professores Eduardo Von Sperling, Vanusa Jacomino e Maria Ângela Menezes. O projeto ocorre em parceria do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), da Escola de Engenharia, com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).