Universidade Federal de Minas Gerais

Congresso de Medicina debaterá políticas de promoção de saúde

segunda-feira, 10 de outubro de 2011, às 7h02

O 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, que será realizado de 2 a 5 de novembro, no Minascentro, recebe inscrições para ouvintes. Estudantes, profissionais e gestores podem se inscrever pelo site do evento.

Com o tema Políticas de promoção de saúde, o Congresso é o principal evento científico e acadêmico da programação pelo centenário da Faculdade, e dá continuidade às discussões iniciadas na primeira edição, em 2008, sobre desafios da promoção da saúde.

O evento tem por objetivo discutir as políticas de promoção da saúde desenvolvidas em empresas, universidades, mídia, esferas governamentais e sociedade, para fortalecer e disseminar o conceito de promoção de saúde e contribuir para a melhoria da saúde individual e coletiva.

Nesta segunda edição, haverá sete eixos de discussões, com destaque para o eixo Políticas urbanas de promoção de saúde, que abriga a 10ª Conferência Internacional de Saúde Urbana (ICUH 2011), que será realizada pela primeira vez na América Latina – de 1 a 5 de novembro. Dentro do tema Ações da saúde urbana direcionadas à equidade, serão abordadas questões atuais como mudanças climáticas, poluição do ar, violência e segurança.

ICUH
A ICUH é um fórum anual de caráter internacional composto por cientistas, técnicos, gestores e organizações da comunidade para trocar idéias, experiências e progressos da investigação e prática que promovam a saúde dos indivíduos que vivem em áreas urbanas. É patrocinada pela Sociedade Internacional para a Saúde Urbana (ISUH), fundada em 2002, sediada na Academia de Medicina de Nova Iorque.

Na UFMG, o evento é coordenado pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OsuBH), do Grupo de Pesquisas em Epidemiologia (GPE/CNPq).

Cadastrado no CNPq desde 1995, é fruto de parceria entre a Faculdade de Medicina e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Foi fundado em 2002, com a missão de capacitar pesquisadores objetivando desenvolver estudos sobre a saúde da população vivendo em grandes centros urbanos, especialmente em áreas de intensa urbanização associadas às desigualdades intra-urbanas, com objetivo de fornecer subsídios ao planejamento de ações para a promoção da saúde. Outras informações podem ser obtidas no site do evento.

(Com Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina)