Universidade Federal de Minas Gerais

Fórum discute kits de literatura afro-brasileira e influência da obra de Monteiro Lobato no letramento infantil

segunda-feira, 17 de outubro de 2011, às 7h01

Dois debates serão realizados esta semana dentro do Fórum de Ensino de Leitura. Nesta segunda, das 15h às 17h, no anfiteatro da Secretaria de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH), o tema será Kits de literatura afro-brasileira nas bibliotecas, com Adriana Pedrosa Nascimento, pós-graduanda em Educação e Relações Étnico-Raciais e bibliotecária da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, e Mara Catarina Evaristo, coordenadora do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da SMED-BH e conselheira municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Desde 2004, a cada dois anos, os kits de literatura afro-brasileira são enviados pela Secretaria de Educação a todas as escolas da rede municipal. As debatedoras vão discutir a organização dos kits nas bibliotecas, como oportunidade de favorecer o acesso à literatura marginalizada.

Na sexta, 21 de outubro, das 18h às 20h, na sala 2005 da Faculdade de Letras (Fale), as professoras Angelina Maria Ferreira, mestre em Teoria Literária e pesquisadora da história de Monteiro Lobato, e Paula Cristina de Almeida, doutora em Educação, vão falar sobre o Letramento literário e a obra infantil de Monteiro Lobato.

O debate abordará as relações entre literatura e educação, além de problematizar a forma como a primeira contribui para melhorar a leitura e escrita dos estudantes. Angelina também vai partir de sua obra Educação, ética e estética na obra infantil de Monteiro Lobato para explicar como o autor leva o leitor a refletir sobre si mesmo e acerca da sociedade em que vive.

O Fórum é uma iniciativa do Programa Teia de texto. A entrada é franca, com emissão de certificado.