Universidade Federal de Minas Gerais

Centro de Educação em Saúde será inaugurado hoje na Faculdade de Medicina

quarta-feira, 18 de abril de 2012, às 5h45

A Faculdade de Medicina da UFMG inaugura hoje, às 14h, o Centro de Educação em Saúde, sediado na Biblioteca Oswaldo Costa (sala 21), no andar térreo da Unidade. Criado com o objetivo de discutir o aprimoramento da formação dos estudantes de Medicina, Fonoaudiologia e Tecnologia em Radiologia, o Centro foi estruturado em quatro núcleos: Estudo e Pesquisa em Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Metodologia Científica, além de Ética e Bioética.

“A Instituição sempre se preocupou com a questão da qualidade dos cursos que oferece, por isso considerou importante a criação do Centro de Educação em Saúde”, explica o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco Penna. “Apesar de várias pessoas já se dedicarem a esses estudos, era importante formalizá-los”, avalia.

O Centro está em funcionamento desde o mês de março e já vem sendo usado para sediar os encontros quinzenais do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Médica, coordenado pela professora Eliane Gontijo. “Nossa proposta é abordar os temas por meio de uma exposição dialogada, com a participação dos interessados”, ressalta. No dia da inauguração, o núcleo programou uma apresentação do artigo Estratégias Educacionais para o Desenvolvimento do Raciocínio Clínico, pela subcoordenadora do Núcleo e do Colegiado do curso de Medicina, a professora Cristina Alvim.

Outro Núcleo que já está em atividade plena é o Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS), coordenado pela professora Cláudia Lindgren. “Ao longo de 2011, o grupo participou da revisão de disciplinas do novo currículo, relacionadas à Atenção Primária, e da adequação da infraestrura dos centros de saúde para receber os alunos do 8º período que fazem estágio na rede”, relata. Segundo a professora, o NAPS também atuou, com outros cursos da área da saúde da UFMG, na interloculação junto à Secretaria Municipal de Saúde para definição dos territórios de ocupação da universidade na rede pública do município.

Centro de Convivência
Além de se constituir como um espaço para discussões formais dos quatro núcleos, a Biblioteca Oswaldo Costa servirá também como Centro de Convivência Docente, equipado com mesa de reunião, livros didáticos e computadores. A ideia é que os professores possam se reunir para compartilhar experiências e projetos. “É um local de encontro para os professores discutirem a Faculdade como um todo, onde serão disponibilizados exemplares de livros didáticos doados pelas editoras, com a finalidade de conhecimento dos lançamentos”, afirma Francisco Penna. Os docentes também terão à disposição no local exemplares de jornais diários e revistas semanais.

A expectativa é que todos os professores da Unidade se envolvam nas atividades do Centro de Educação em Saúde. “Aproveitamos para reforçar o convite para que todos os docentes participem ativamente das discussões e se inscrevam nos núcleos para os quais têm maior afinidade”, convida o diretor.

A Faculdade de Medicina da UFMG se localiza à rua Professor Alfredo Balena, 190, Belo Horizonte.

Outras informações pelo telefone 3409-9651.

(Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina)