Universidade Federal de Minas Gerais

Em mesa-redonda na Fafich, especialistas discutem relações entre mídia, opinião pública e eleições

sexta-feira, 12 de setembro de 2014, às 5h56

A menos de um mês das eleições presidenciais, o Grupo de Pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral da UFMG promove a mesa-redonda Mídia, opinião pública e eleições. O encontro será nesta segunda, 15, às 14h30, no auditório Sonia Viegas, da Fafich.

A mesa será composta pelos professores Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da UFMG, Wladimir Gramacho, da Universidade de Brasília (UNB), Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e João Feres, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj). A mediadora da conversa será a professora Regina Helena Alves da Silva, do Departamento de História da UFMG.

Com base nos resultados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, Telles, Gramacho e Cervi discutirão os padrões de uso dos meios de comunicação no país, a relação multicausal entre o que a mídia publica e o índice de aprovação do presidente em mandato e o perfil do web eleitor brasileiro.

A exposição do professor Feres se fundamentará na experiência do Manchetômetro, projeto que acompanha a cobertura das eleições 2014 na grande mídia e avalia o efeito potencial das manchetes para cada candidato. A intenção desse observatório é esclarecer se a notícia beneficia ou prejudica a candidatura em questão e, para isso, adota a classificação neutra, quando o texto é meramente descritivo, e ambivalente quando reúne elementos favoráveis e desfavoráveis ao candidato ou ao partido.

Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas no site do Opinião Pública.