Universidade Federal de Minas Gerais

Gêneros musicais de Cuba ganham oficina no Festival de Verão da UFMG

25 de fevereiro de 2011

Agência de Notícias da UFMG

Escutar música, de diversos gêneros, entendendo suas origens, desenvolvimento e compositores importantes é o objetivo da oficina, Breve panorâmica de alguns gêneros musicais de Cuba: 1850-1950, que acontece dias 6 e 7 de março durante o Festival de Verão da UFMG . Os participantes serão envolvidos em um ambiente dinâmico em que a música produzida, antes da revolução cubana, será analisada como uma manifestação cultural própria daquele país. As inscrições estão abertas em www.ufmg.br/festivaldeverao

A oficina, que é inédita no Festival de Verão, contará a história de canções, de seus autores e interpretes. Segundo o coordenador que guiará as atividades, Mauro Braga, durante as duas tardes de oficina, ele fará uso de meios digitais, e de um sistema de som para apreciação musical. È pretendida a analise de diversos gêneros, entre eles, Mambo, Chá-chá-chá, Bolero e Guaracha.

“A canção popular reflete um pouco a história das nações e dos povos, trata de temáticas que são universais, como as relações entre os homens, o amor, em suas diversas facetas, o prazer, as questões da vida, o envelhecer e a morte” argumenta o professor do Departamento de Química da UFMG, Mauro Mendes Braga, que já foi Pró-Reitor de Graduação da UFMG, por dois mandatos.

“Sou um consumidor da música popular, latina, entre os anos 20 e 60 do século passado. Procuro ler tudo sobre o assunto. Tenho uma respeitável discoteca sobre a música cubana do período, e também uma bibliografia razoável sobre o tema”, justifica Mauro Braga.

As atividades não oferecem restrição prévia. A organização apenas recomenda, mas não exige que os participantes levem um pen-drive às aulas. Mais informações na página do Festival.

Oficina: Breve Panorâmica de alguns gêneros musicais de Cuba: 1850-1950
Professor: Mauro Mendes Braga
Público-alvo: interessados em conhecer um pouco da música popular de Cuba
Carga horária: 8 horas/aula