Universidade Federal de Minas Gerais

Psicologia do nazismo traz pesquisador alemão à Faculdade de Letras da UFMG Agência de Notícias da UFMG

13 de maio de 2011

O que levou milhões de pessoas a seguirem Adolf Hitler? Como compreender a psicologia dos seguidores do nacional-socialismo? Questões como essa serão abordadas pelo professor Stephan Marks, da Universidade de Educação de Freiburg, na Alemanha, na palestra Why did they follow Hitler? On the psychology of National Socialism: the motives of Nazi followers, marcada para hoje, 13 de maio, às 16h, na sala 3019, da Faculdade de Letras da UFMG.

Um dos responsáveis pela organização da palestra, o professor Volker Karl Lothar Jaeckel, da Faculdade de Letras, explica que Marks realizou um estudo empírico, resultado de entrevistas feitas com pessoas que aderiram à ideologia nazista.

O evento, aberto à participação do público, é promovido pela área de alemão e pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue), formado por pesquisadores da Fale que desenvolvem reflexões sobre a representação literária de conflitos armados, especialmente sob o foco de suas relações com a história e a memória cultural.