Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG lança projeto Imagens do Conhecimento

19 de abril de 2012

A UFMG lança na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, às 14 horas, o projeto Imagens do Conhecimento, em cerimônia no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Na quinta-feira, dia 26, às 19 horas, será aberta a exposição Imagens do Conhecimento, no Espaço TIM UFMG do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Desenvolvido pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, sob coordenação do Núcleo de Divulgação Científica (NDC), o Imagens do Conhecimento – que apresenta uma amplitude temática inédita no país – propõe a comunicação do saber a partir de imagens geradas durante o processo de produção do conhecimento nas mais diversas áreas. Imagens oriundas de pesquisas, projetos e trabalhos desenvolvidos na UFMG foram cedidas por pesquisadores, professores, alunos e funcionários para o Cedecom, que irá divulgá-las nos vários produtos do projeto, como o site www.ufmg.br/imagensdoconhecimento – carro-chefe do projeto –, postais, marcadores de páginas, agenda, pílulas televisivas (vídeos), wallpapers, entre outros (ver material em anexo).

O principal produto do Imagens do Conhecimento é o site www.ufmg.br/imagensdoconhecimento, que contém um banco de dados de imagens digitais acessível à sociedade. As imagens são relativas às pesquisas de diversas áreas do conhecimento produzidas pela comunidade científica da UFMG, que engloba professores e pesquisadores, alunos e funcionários da universidade. Cada imagem será acompanhada de um pequeno texto explicativo, o Saiba Mais, que possibilitará ao público o aprofundamento no assunto.

O projeto também engloba a produção de pílulas televisivas, pequenos vídeos (média de 4 minutos) em que o autor apresenta a imagem e a pesquisa na qual ela foi obtida. As pílulas de TV serão veiculadas na TV UFMG, contribuindo com os programas científicos já apresentados, e serão disponibilizadas no site do projeto e no canal audiovisual de autoarquivamento da universidade, o UFMGTube, acessível via web http://www.ufmg.br/proex/cpinfo/ufmgtube/

A proposta do Imagens do Conhecimento é trabalhar a divulgação científica por meio da pesquisa, formação de acervo, organização, disponibilização e reprodução de imagens, feitas a partir de pesquisas, projetos e trabalhos desenvolvidos na UFMG. São imagens tanto do produto quanto da produção científica. Dessa forma, as imagens não são vistas apenas como objeto de contemplação, mas sim como sistema que permite a difusão e reflexão do conhecimento e a interação entre a sociedade e a produção científica.

Vitrine

O Imagens do Conhecimento pretende ser mais uma vitrine do conhecimento produzido na universidade, divulgando-o para toda a sociedade de forma leve, interessante e inovadora. A premissa é de que imagens podem ilustrar, representar ou condensar dimensões a serem discutidas e difundidas. “A imagem é bonita por si só e, por isso, é atrativa e instigante. O conhecimento também é bonito. Então, por que não conciliar os dois? Além de nos despertar para a reflexão, as imagens podem nos surpreender. O conhecimento visto a partir de imagens, dessa forma, mostra-se mais atraente”, afirma a coordenadora do Núcleo de Divulgação Científica e do Imagens do Conhecimento, Adriana Lemos. “O conhecimento precisa estar próximo da realidade das pessoas e é um dever da universidade disponibilizar para a sociedade o que é produzido dentro da instituição, despertando a curiosidade, apontando soluções, influenciando na escolha de uma profissão, por exemplo”, completa a coordenadora.

O projeto foi concebido a partir da ideia da professora Sônia Pinto de Carvalho, do Departamento de Matemática da UFMG, de formar um banco de imagens de diversas áreas do conhecimento. A ideia foi ampliada com o intuito de se divulgar o conhecimento que está por trás das imagens de apelo estético ou não. Além de provocar na sociedade interesse pelo conhecimento por meio de imagens, pretende-se, também, uma representação e/ou tradução dos saberes adquiridos nas pesquisas científicas, trabalhos acadêmicos e administrativos.

Exposição

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento recebe, de 26 de abril a 24 de junho, a exposição Imagens do Conhecimento, formada por algumas das imagens arquivadas no banco de dados e vídeos do projeto. A exposição, que terá uma parte interativa com o público, visa proporcionar a experiência e a interação com o saber produzido pela universidade, de modo a motivar os visitantes a buscarem e aprofundarem seus conhecimentos. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas, sendo que, às quintas-feiras, o horário se estende até 21 horas.

Além da exposição interna, um vídeo com imagens do projeto será exibido no telão que fica na parte externa do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, s/n.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, e tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Últimos Releases

Grupo realiza feira de adoção de gatos na UFMG

UFMG promove evento sobre educação a distância e software livre

Centro Cultural UFMG realiza lançamento do livro de Rodrigo Vivas