Para sempre Poe
200 anos de nascimento de Edgar Allan Poe

Programação

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20 set. 2009 (domingo) Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534

17h30–18h: Credenciamento

18h–18h30: Abertura

18h30–20h: A “Raving Socrates”: Poe and the Grotesque Truth of Humor

G. R. Thompson (Purdue University)

20h–21h: Coquetel

21 set. 2009 (segunda-feira)

7h30: Credenciamento (FALE)

8h–9h30: A lição do mestre: T. S. Eliot e a recepção de Poe na França e no Brasil

Sérgio Bellei (PUC-RS)

9h30–10h: Cafezinho

10h–11h30: Comunicações

  • Crimes na escrita – Coord. Telma Borges
  • Os crimes da escrita: Poe lido por Rubem Fonseca

Telma Borges

  • The judgment of Paris: from “Murders in the Rue Morgue” to Innocents Abroad

Roy Rosenstein

  • Poe e Baudelaire: afinidades eletivas

Glória C. do Amaral

  • Poe e a tradução – Coord. Manuela Barbosa
  • A “traduzibilidade” de “O corvo”

Julia M. Pinto

  • “Traduso”: a política do usufruto mútuo

Flávia B. Memória

  • Duas traduções de “The Bells”: o soar dos sinos em alemão

Manuela Barbosa

11h30–14h: Almoço

14h–15h30: Comunicações

  • Poe: autor, crítico, precursor – Coord. Antônio Marcos Pereira
  • Poe: elogio da ficção, autoria dissimulada

Luciene Azevedo

  • Poe gone noir

Milena Britto

  • O protoprofeta: Poe como precursor da literatura de antecipação

Fábio Fernandes

  • Poe, Piglia e o saber indiciário

Antônio Marcos Pereira

  • Poe e a narrativa de horror – Coord. Carla D. P. Souza
  • Principia horrere

Felipe B. Lopes

  • Poe e uma nova forma de narrar o horror

João Felipe A. Oliveira

  • Clínica e antropofagia em “Berenice” e “The Tell-Tale Heart”

Carla D. P. Souza

  • Poe e a América Latina – Coord. Kelvin F. Klein
  • Casas-personagem: o limite existente entre o espaço físico e o mental em “A queda da casa de Usher” e “Casa tomada”

Jucilene Vieira

  • Leituras de Poe: sua obra na voz de escritores

Maria Elisa Moreira

  • A recepção de Poe em contos de Horácio Quiroga

Mayra H.  Olalquiaga

  • A ficção detetivesca de Poe na América Latina

Kelvin F. Klein

  • Razão e desrazão – Coord. Alex F. C. Jardim
  • Temíveis animais e homens civilizados: mistério e razão em Poe

Adriano L. Drumond

  • Racionalização do horror: Poe e a estruturação de uma geometria do pesadelo

Alcebíades D. Miguel

  • Os contos de Poe em Histórias extraordinárias a partir do conceito de anormalidade em Foucault: da possibilidade de uma natureza humana perversa e perigosa

Alex F. C. Jardim & Cláudia J. Maia

15h30–16h: Cafezinho

16h–17h30: A narrativa fantástica em Poe: uma leitura de “O gato preto”

Reinaldo Marques (UFMG)

19h–21h: Poe no cinema

Pedro Groppo

22 set. 2009 (terça-feira)

8h–9h30: Da pólis à metrópole: Poe e Rubem Fonseca espreitam na cidade

Robert Pechman (UFRJ)

9h30–10h: Cafezinho

10h–11h30: Comunicações

  • Poe e a melancolia – Coord. Sabrina Sedlmayer
  • O “tom melancólico” e a província da Beleza

Sérgio Alcides

  • O Diabo é um Deus triste: exercícios saturninos nas obras de Poe e Pessoa

Sabrina Sedlmayer

  • Poe e a narrativa de terror – Coord. José Alcides Ribeiro
  • Aspectos da narrativa de terror em “A queda da casa de Usher”

Regina L. Araújo

  • Alegorias medievais em “A máscara da Morte Rubra”

Thiago Saltarelli

  • Aspectos da narrativa de terror em “Uma descida ao maëlstrom

Éris A. Oliveira

  • Poe e as contaminações da narrativa inglesa de terror

José Alcides Ribeiro

  • Poe e Machado – Coord. Maria Aparecida A. Salgueiro
  • Poe e Machado de Assis, críticos da imprensa

Marcos Fabrício L. da Silva

  • “Os óculos de Pedro Antão”: confluências na poética de Poe e Machado de Assis

Marina L. Gonçalves & Osmar P. Oliva

  • Machado, tradutor de Poe: questões contemporâneas

Maria Aparecida A. Salgueiro

11h30–14h: Almoço

14h–15h30: Comunicações

  • Adaptações de Poe - 1 – Coord. Thaïs F. N. Diniz
  • Filosofia da composição nas adaptações de Poe para os quadrinhos

Fábio L. C. M. Silva & Carlos E. Baptista

  • A relação entre imagem e texto em “O corvo”

Thaïs F. N. Diniz & Amir Brito

  • Sobre a lírica de Poe – Coord. Tom Burns
  • Poe(t)?

Tom Burns

  • The enigma of Poe according to T. S. Eliot

William Redmond

  • Poe com Graça Aranha em Mário de Andrade: por uma teoria de encontros e sequestros

Evandro de Sousa

  • Poe, o cômico e o caos – Coord. Renata Philippov
  • A poética de Poe no universo do cômico

Ana Maria Zanoni da Silva

  • The figure of the trickster in Poe’s “Hop Frog” and “The Cask of Amontillado”

Alexandra L. C. Gabbard

  • “Chapter of suggestions”, “Fifty suggestions”, “Marginalia” e “Marginal notes”: fractais das teorias estéticas de Poe?

Renata Philippov

  • Modernidade e tradição – Coord. Deize M. F. Fonseca
  • Poe e o imaginário coletivo

Regina Pimentel

  • Poe’s vampire tales

Fernanda S. Carvalho

  • Modernidade e tradição gótica em dois poemas de Poe

Deize M. F. Fonseca

15h30–16h: Cafezinho

16h–17h30: A teoria do conto em Poe, Machado e Cortázar

Paul Dixon (Purdue University)

19h–21h: O legado de Poe nas séries policiais contemporâneas

Isabela Mundim (UnilesteMG, Fapemig)

23 set. 2009 (quarta-feira)

8h–9h30: Palestra: O diário do coração desnudado: a migração de um projeto de Poe
a Baudelaire

Myriam Ávila (UFMG)

9h30–10h: Cafezinho

10h–11h30: Comunicações

  • Os espaços do terror – Coord. Marisa M. Gama-Khalil
  • Sense of space: os espaços e os sentidos em Poe

Pedro Groppo

  • Perspectivas filosóficas na linguagem gótica de Poe

Cristina M. T. Martinho

  • O espaço ficcional e a instauração do terror nos contos de Poe

Marisa M. Gama-Khalil

  • Ironia e humor em Poe – Coord. Andréa S. Werkema
  • Uma narrativa extraordinária/estranha/violenta/fantástica/extravagante e, no entanto, doméstica/familiar/simples/prosaica/despretensiosa: “The Black Cat” e suas traduções para o português

Maria Rita D. Viana

  • “Nemo me impune lacessit”: ironia e vingança em “O barril de Amontillado”

Simara Januário

  • A ironia machadiana na tradução de “O corvo”

Miriam Mansur

  • A ironia (quase) invisível na narrativa de Poe

Andréa S. Werkema

  • “A carta roubada” e seus leitores – Coord. Luiz F. F. Sá
  • “A carta roubada”: a leitura de Lacan e a contra-assinatura de Derrida

Rodrigo Guimarães

  • “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente

Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat

  • Restos e vestígios de uma carta rasurada

Ana Carolina Cernicchiaro

  • Quid pro quo, or destination unknown: Johnson, Derrida, and Lacan reading Poe

Luiz F. F. Sá

11h30–14h: Almoço

14h–15h30: Comunicações

  • Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
  • “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante

Luiza Ribas

  • Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”

Geraldo M. Martins

  • O eterno retorno de “The Purloined Letter”

Ram Mandil

  • O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
  • A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio

Giovanna S. Pinheiro

  • Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe

Anelito de Oliveira

  • Roderick Usher: o dândi das origens

Luciana M. C. Camargo

  • Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
  • Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe

Fabiana L. Villaço

  • A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de  Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes

Yara Augusto

  • Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade

Egle P. Silva

15h30–16h: Cafezinho

16h–17h30: Comunicações

  • Adaptações de Poe - 2 – Coord. Renata Gomes
  • Poe em Código

George França

  • A version of “The Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden

Lauro Meller

  • “A queda da casa de Usher”: de Poe a Epstein

Renata Gomes

  • A reescrita e o medo – Coord. Anderson B. Martins
  • Geographies of Home’s Anabelle: a postmodern rewriting of Poe’s Annabel Lee

Lidia Moreira

  • Poe e Auster: relações intertextuais

Marcus V. Matias

  • Cada macaco no seu galho: o estereótipo e o medo no universo discursivo

Anderson B. Martins

  • Morte e poesia – Coord. Erika Vieira
  • Poe’s vampire-like women

Mariana F. Freitas

  • Poe e a arte do retrato

Eduardo J. Oliveira

  • O tópico mais poético de Poe

Érika Vieira




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