Programação
20 set. 2009 (domingo) Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534
17h30–18h: Credenciamento
18h–18h30: Abertura
18h30–20h: A “Raving Socrates”: Poe and the Grotesque Truth of Humor
G. R. Thompson (Purdue University)
20h–21h: Coquetel
21 set. 2009 (segunda-feira)
7h30: Credenciamento (FALE)
8h–9h30: A lição do mestre: T. S. Eliot e a recepção de Poe na França e no Brasil
Sérgio Bellei (PUC-RS)
9h30–10h: Cafezinho
10h–11h30: Comunicações
- Crimes na escrita – Coord. Telma Borges
- Os crimes da escrita: Poe lido por Rubem Fonseca
Telma Borges
- The judgment of Paris: from “Murders in the Rue Morgue” to Innocents Abroad
Roy Rosenstein
- Poe e Baudelaire: afinidades eletivas
Glória C. do Amaral
- Poe e a tradução – Coord. Manuela Barbosa
- A “traduzibilidade” de “O corvo”
Julia M. Pinto
- “Traduso”: a política do usufruto mútuo
Flávia B. Memória
- Duas traduções de “The Bells”: o soar dos sinos em alemão
Manuela Barbosa
11h30–14h: Almoço
14h–15h30: Comunicações
- Poe: autor, crítico, precursor – Coord. Antônio Marcos Pereira
- Poe: elogio da ficção, autoria dissimulada
Luciene Azevedo
- Poe gone noir
Milena Britto
- O protoprofeta: Poe como precursor da literatura de antecipação
Fábio Fernandes
- Poe, Piglia e o saber indiciário
Antônio Marcos Pereira
- Poe e a narrativa de horror – Coord. Carla D. P. Souza
- Principia horrere
Felipe B. Lopes
- Poe e uma nova forma de narrar o horror
João Felipe A. Oliveira
- Clínica e antropofagia em “Berenice” e “The Tell-Tale Heart”
Carla D. P. Souza
- Poe e a América Latina – Coord. Kelvin F. Klein
- Casas-personagem: o limite existente entre o espaço físico e o mental em “A queda da casa de Usher” e “Casa tomada”
Jucilene Vieira
- Leituras de Poe: sua obra na voz de escritores
Maria Elisa Moreira
- A recepção de Poe em contos de Horácio Quiroga
Mayra H. Olalquiaga
- A ficção detetivesca de Poe na América Latina
Kelvin F. Klein
- Razão e desrazão – Coord. Alex F. C. Jardim
- Temíveis animais e homens civilizados: mistério e razão em Poe
Adriano L. Drumond
- Racionalização do horror: Poe e a estruturação de uma geometria do pesadelo
Alcebíades D. Miguel
- Os contos de Poe em Histórias extraordinárias a partir do conceito de anormalidade em Foucault: da possibilidade de uma natureza humana perversa e perigosa
Alex F. C. Jardim & Cláudia J. Maia
15h30–16h: Cafezinho
16h–17h30: A narrativa fantástica em Poe: uma leitura de “O gato preto”
Reinaldo Marques (UFMG)
19h–21h: Poe no cinema
Pedro Groppo
22 set. 2009 (terça-feira)
8h–9h30: Da pólis à metrópole: Poe e Rubem Fonseca espreitam na cidade
Robert Pechman (UFRJ)
9h30–10h: Cafezinho
10h–11h30: Comunicações
- Poe e a melancolia – Coord. Sabrina Sedlmayer
- O “tom melancólico” e a província da Beleza
Sérgio Alcides
- O Diabo é um Deus triste: exercícios saturninos nas obras de Poe e Pessoa
Sabrina Sedlmayer
- Poe e a narrativa de terror – Coord. José Alcides Ribeiro
- Aspectos da narrativa de terror em “A queda da casa de Usher”
Regina L. Araújo
- Alegorias medievais em “A máscara da Morte Rubra”
Thiago Saltarelli
- Aspectos da narrativa de terror em “Uma descida ao maëlstrom“
Éris A. Oliveira
- Poe e as contaminações da narrativa inglesa de terror
José Alcides Ribeiro
- Poe e Machado – Coord. Maria Aparecida A. Salgueiro
- Poe e Machado de Assis, críticos da imprensa
Marcos Fabrício L. da Silva
- “Os óculos de Pedro Antão”: confluências na poética de Poe e Machado de Assis
Marina L. Gonçalves & Osmar P. Oliva
- Machado, tradutor de Poe: questões contemporâneas
Maria Aparecida A. Salgueiro
11h30–14h: Almoço
14h–15h30: Comunicações
- Adaptações de Poe - 1 – Coord. Thaïs F. N. Diniz
- Filosofia da composição nas adaptações de Poe para os quadrinhos
Fábio L. C. M. Silva & Carlos E. Baptista
- A relação entre imagem e texto em “O corvo”
Thaïs F. N. Diniz & Amir Brito
- Sobre a lírica de Poe – Coord. Tom Burns
- Poe(t)?
Tom Burns
- The enigma of Poe according to T. S. Eliot
William Redmond
- Poe com Graça Aranha em Mário de Andrade: por uma teoria de encontros e sequestros
Evandro de Sousa
- Poe, o cômico e o caos – Coord. Renata Philippov
- A poética de Poe no universo do cômico
Ana Maria Zanoni da Silva
- The figure of the trickster in Poe’s “Hop Frog” and “The Cask of Amontillado”
Alexandra L. C. Gabbard
- “Chapter of suggestions”, “Fifty suggestions”, “Marginalia” e “Marginal notes”: fractais das teorias estéticas de Poe?
Renata Philippov
- Modernidade e tradição – Coord. Deize M. F. Fonseca
- Poe e o imaginário coletivo
Regina Pimentel
- Poe’s vampire tales
Fernanda S. Carvalho
- Modernidade e tradição gótica em dois poemas de Poe
Deize M. F. Fonseca
15h30–16h: Cafezinho
16h–17h30: A teoria do conto em Poe, Machado e Cortázar
Paul Dixon (Purdue University)
19h–21h: O legado de Poe nas séries policiais contemporâneas
Isabela Mundim (UnilesteMG, Fapemig)
23 set. 2009 (quarta-feira)
8h–9h30: Palestra: O diário do coração desnudado: a migração de um projeto de Poe
a Baudelaire
Myriam Ávila (UFMG)
9h30–10h: Cafezinho
10h–11h30: Comunicações
- Os espaços do terror – Coord. Marisa M. Gama-Khalil
- Sense of space: os espaços e os sentidos em Poe
Pedro Groppo
- Perspectivas filosóficas na linguagem gótica de Poe
Cristina M. T. Martinho
- O espaço ficcional e a instauração do terror nos contos de Poe
Marisa M. Gama-Khalil
- Ironia e humor em Poe – Coord. Andréa S. Werkema
- Uma narrativa extraordinária/estranha/violenta/fantástica/extravagante e, no entanto, doméstica/familiar/simples/prosaica/despretensiosa: “The Black Cat” e suas traduções para o português
Maria Rita D. Viana
- “Nemo me impune lacessit”: ironia e vingança em “O barril de Amontillado”
Simara Januário
- A ironia machadiana na tradução de “O corvo”
Miriam Mansur
- A ironia (quase) invisível na narrativa de Poe
Andréa S. Werkema
- “A carta roubada” e seus leitores – Coord. Luiz F. F. Sá
- “A carta roubada”: a leitura de Lacan e a contra-assinatura de Derrida
Rodrigo Guimarães
- “A carta roubada” e a estrutura do inconsciente
Leda V. Tfouni, Anderson C. Pereira & Dionéia M. Monte-Serrat
- Restos e vestígios de uma carta rasurada
Ana Carolina Cernicchiaro
- Quid pro quo, or destination unknown: Johnson, Derrida, and Lacan reading Poe
Luiz F. F. Sá
11h30–14h: Almoço
14h–15h30: Comunicações
- Lacan e “A carta roubada” – Coord. Ram Mandil
- “A carta roubada” enquanto arquivo oscilante
Luiza Ribas
- Lacan, leitor de Poe: “A carta roubada”
Geraldo M. Martins
- O eterno retorno de “The Purloined Letter”
Ram Mandil
- O dândi e o simbolista – Coord. Luciana M. C. Camargo
- A recepção de Poe na literatura simbolista brasileira: Cruz e Sousa e outras poéticas do sombrio
Giovanna S. Pinheiro
- Como essa ave noturna: Cruz e Sousa, intercessor de Poe
Anelito de Oliveira
- Roderick Usher: o dândi das origens
Luciana M. C. Camargo
- Poe e a narrativa policial – Coord. Egle P. Silva
- Walter Benjamin e uma leitura dos contos de detetive de Poe
Fabiana L. Villaço
- A evolução do gênero detetivesco: da narrativa de enigma de Poe a Crime da Gávea, de Marcilio Moraes
Yara Augusto
- Poe e a narrativa policial: dos primórdios à atualidade
Egle P. Silva
15h30–16h: Cafezinho
16h–17h30: Comunicações
- Adaptações de Poe - 2 – Coord. Renata Gomes
- Poe em Código
George França
- A version of “The Murders in the Rue Morgue” by Iron Maiden
Lauro Meller
- “A queda da casa de Usher”: de Poe a Epstein
Renata Gomes
- A reescrita e o medo – Coord. Anderson B. Martins
- Geographies of Home’s Anabelle: a postmodern rewriting of Poe’s Annabel Lee
Lidia Moreira
- Poe e Auster: relações intertextuais
Marcus V. Matias
- Cada macaco no seu galho: o estereótipo e o medo no universo discursivo
Anderson B. Martins
- Morte e poesia – Coord. Erika Vieira
- Poe’s vampire-like women
Mariana F. Freitas
- Poe e a arte do retrato
Eduardo J. Oliveira
- O tópico mais poético de Poe
Érika Vieira