Ficha do Projeto

Voltar  |  Imprimir              
 [ << voltar ]       
Título
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DISCENTE NA INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM GRUPOS
Resumo
A preocupação com a formação de profissionais capazes de planejar e implementar ações programáticas em distintas realidades, buscando métodos e técnicas que garantam a melhoria de qualidade no atendimento sem perder de vista a humanização das relações terapeuta/paciente constitui parte fundamental do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Este estudo tem como objetivos inserir o graduando em Fonoaudiologia em uma atividade extracurricular que propicie a discussão de novas estratégias de atendimento fonoaudiológico no nível de atenção secundária à saúde fornecendo subsídios para que se torne um profissional crítico e capaz de planejar, implementar e avaliar diferentes ações programáticas em saúde. Para cumprir os objetivos do projeto foi desenvolvida uma proposta de intervenção fonoaudiológica em grupo com duração de 16 sessões por grupo de atendimento. Poderão fazer parte do projeto pacientes que se encontrem na lista de espera do ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas e que possam beneficiar-se de atendimento em grupo. A presente proposta de programa de intervenção fonoaudiológica em grupo é constituída por três níveis, a saber: Processamento de Informações Auditivas e Sistema sensório Motor Oral, Consciência Fonológica e Linguagem Oral e Escrita. Além de estabelecer os níveis a serem trabalhados, propomos um fluxo a ser seguido, segundo as alterações encontradas. Consideramos como aptos a ingressar no programa, pacientes que após passar pela avaliação fonoaudiológica podem ser reunidos em grupos de 4 a 6 indivíduos, segundo similaridade de alterações e faixa etária. O presente estudo proporcionou a construção de uma prática que propiciou ao aluno de Fonoaudiologia vivenciar situações que farão parte de sua futura rotina profissional. Revelou ainda ser o atendimento fonoaudiológico em grupo no nível de atenção secundária à saúde uma estratégia viável e eficaz no que se refere ao atendimento de pacientes portadores de distúrbios da comunicação humana.
Palavras-chave
Fonoaudiologia, Atendimento em Grupo
Departamento

Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia

Unidade

Faculdade de Medicina

  Autores
Nome do 1o. autor:
NAYARA APARECIDA VASCONCELOS PEREIRA - ALUNO
Nome do 2o. autor:
ERICA TATIANE MOREIRA OLIVEIRA - ALUNO
Nome do 3o. autor:
CRISTIANE LOPES BARBOSA - ALUNO
Nome do 4o. autor:
JULIA ESCALDA MENDONCA - ALUNO
Nome do 5o. autor:
POLIANA CRISTINA ROCHA - ALUNO
Nome do 6o. autor:
KLEBER RANGEL SILVA - ALUNO
Nome do 7o. autor:
SAMANTHA CRISTINA FERREIRA - ALUNO
Nome do 8o. autor:
MARIA AUGUSTA GONCALVES NEHME - ALUNO
Nome do 9o. autor:
AMANDA CARVALHO DUARTE - ALUNO
Nome do 10o. autor:
STELA MARIS AGUIAR LEMOS - PROFESSOR
Nome do 11o. autor:
ANDREA RODRIGUES MOTTA - PROFESSOR