|
Ficha do Projeto
|
|
| [ << voltar ] |
Título
|
INTERATIVIDADE, AUDIOVISUALIDADE E NÃO-LINEARIDADE: formação técnica e estética na linguagem do hipertexto através de atividades no Laboratório de informática de Graduação da Esc. de Belas Artes - LIG/EBA. |
Resumo
|
O objetivo deste projeto é desenvolver nos alunos habilidades técnicas e estéticas ligadas às tecnologias multimídias, através da prática assistida em projetos interativos audiovisuais desenvolvidos no Laboratório de Informática da Graduação LIG/EBA. A formação do aluno sobre softwares, hardwares e metodologias ligados à informática ocorre através do acompanhamento e da participação em trabalhos desenvolvidos por alunos e professores no LIG/EBA. Além disso, consolidando o saber e articulando-o com uma perspectiva estética, a equipe desenvolveu obras abordando conceitos de hipertexto, multimídia, não-linearidade, e, principalmente, interatividade. A partir de palestras ministradas pelo coordenador sobre a linguagem do hipertexto e a obra de arte digital, enriquecida pela visita a trabalhos na www, criamos e produzimos papéis de parede que tensionam a relação homem-máquina criticando a "funcionalidade transparente" da interface do windows e exigindo novas atitudes do usuário. Inicialmente, os wall-pappers eram estáticos, mas com o amadurecimento da capacidade de articulação de linguagem, passaram a ser animados, propondo uma maior interatividade. Oito papéis de parede produzidos foram instalados nas máquinas do LIG. Foi realizada uma oficina sobre o software "Director" com o Prof. Francisco Marinho permitindo aos bolsistas criarem jogos interativos relacionando imagem e som. Inicialmente, foram apresentadas doze propostas das quais selecionamos quatro para a realização. Estes trabalhos propõe uma articulação audiovisual na qual o som é tão importante quanto a imagem para dirigir a tomada de decisão do usuário. Os bolsistas desenvolveram habilidades ligadas às tecnologias e à linguagem do hipertexto. Relacionaram novos conhecimentos em informática ao aprendizado como artista. Abordando a aproximação entre usuário e máquina e a possibilidade de uso do computador como recurso para a produção artística, apresentamos uma experiência crítica acerca da questão da arte digital aos usuários do LIG-EBA, produzindo as reações mais diversas, resultado do papel instigante da arte na sua constante re-interpretação do mundo, não importa o suporte.
|
Palavras-chave
|
arte digital, interatividade, audiovisual, hipertexto
|
Departamento |
Colegiado do Curso de Belas Artes |
Unidade |
BELAS ARTES |
|
Autores |
Nome do 1o. autor:
|
JALVER MACHADO BETHONICO - PROFESSOR
|
Nome do 2o. autor:
|
SIMON PEDRO BRETHE - ALUNO
|
Nome do 3o. autor:
|
WALISSON RICARDO SILVA COSTA - ALUNO
|
Nome do 4o. autor:
|
DANIELA MOREIRA ALVES - ALUNO
|
Nome do 5o. autor:
|
GLAUBER RODRIGUES DE ALMEIDA - ALUNO
|