Relatórios Departamentais (INA)

Relatórios Departamentais (INA)

Roteiro para Instrumentação Mínima Visando Análise dos Relatórios Departamentais na UFMG

Durante a análise do Relatório Departamental devem ser observadas as mudanças no perfil do Departamento em termos de dimensão e produção acadêmica durante os últimos cinco anos, com relação a:

1. Estrutura Departamental

número de docentes;

regime de trabalho;

perfil de titulação docente;

perdas docentes no ano;

professores em afastamento por diferentes motivos;

2. Programa de Qualificação

Número de professores envolvidos, professores afastados para qualificação.

3. Produção Acadêmica

atividades de orientação: número de discentes orientados, categoria, número de docentes envolvidos, carga semanal de orientação (por Orientado e por Orientador);

número de Projetos de Ensino, número de Professores e alunos envolvidos;

3.1 Atividades de Ensino

existência ou não de Programas de Pós-Graduação em funcionamento;

carga didática semanal total e perfil de distribuição destes encargos entre os docentes;

carga didática semanal média (considerando o total de Docentes do Departamento e considerando apenas os Docentes efetivos em classe);

relação matrículas/professor;

3.2 Atividades de Pesquisa

número de publicações produzidas pelo Departamento. Separam-se, neste item, “Publicações Tipo I” (Livro, Capítulos de Livros, Tradução de Livros, Edição de Livros, Trabalhos em Periódicos Nacionais e Estrangeiros Indexados, Artigos Completos em Anais, Teses, Relatórios Técnicos) e “Publicações Tipo 2″ (Resumos em Congresso, Artigos de divulgação, Cartilhas, Textos Didáticos, Texto Teatral, Resenha, Memorial e outros);

índice de publicações por docente (este índice considera apenas a “Publicação Tipo 1″, exceto Relatórios Técnicos); Caso exista algum Relatório Técnico, deverá ser mencionado à parte.

número de Projeto de Pesquisa, número de Professores e alunos envolvidos, recursos captados;

participação em Eventos (média por professor);

3.3 Atividades de Extensão

número de Projetos de Extensão, número de professores envolvidos, clientela atendida,

cursos de extensão ministrados (número, clientela) prestação de serviços (número, natureza), recursos captados;

3.4 Administração

encargos do Departamento em termos de administração: coordenação de Colegiado de Graduação e de Pós-Graduação, direção de Unidade, etc.

3.5 Produção Técnica: número, natureza

3.6 Produção Artística: número, natureza

4. Programas Novos do Departamento, formalmente aprovados.

OBSERVAÇÃO: Evidentemente nem todos os Departamentos terão atuação em todas as áreas. Em todos estes ítens, o objetivo é dimensionar a produção acadêmica do Departamento em suas diversas formas, e detectar tendências de aumento, estabilidade, ou redução nos indicadores, nos últimos cinco anos, considerando tais dad os de acordo com a área e perfil de titulação do Departamento, além de compará-los com os indicadores médios de produção da Universidade no último ano.

Além dos indicadores mencionados, o relator pode incorporar à sua análise outros parâmetros que lhe parecerem relevantes.

5. Avaliação do Departamento sobre o Próprio Trabalho – o relator deverá, de forma sucinta, destacar os aspectos mais relevantes da autocrítica apresentado pelo Departamento.

6. Metas do Departamento para o Ano Seguinte – de maneira objetiva, deverão ser apresentadas as metas que o Departamento propõe.

7. Critérios de Avaliação e Aprovação dos Relatórios Individuais

8. Considerações Finais

Análise mais global do Departamento pelo relator, tendo em vista o cumprimento ou não das metas estabelecidas no último ano, a evolução geral dos indicadores de produção do Departamento, eficiência ou não do programa de Pós-Graduação, tendo em vista indicadores como: duração das Pós-Graduações dos docentes, número de docentes envolvidos em qualificação nos últimos anos X alteração do perfil de titulação do Departamento, etc; a capacidade ou não demonstrada pelo mesmo na detecção de problemas e no delineamento de estratégia, para saná-los, e outros elementos que o relator considere importante incorporar.

Sub-Menu