O IV Seminário da Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana será realizado na Primavera de Museus 2012, promovido pelas instituições da Rede: Casa do Baile, Casa Fiat de Cultura, Centro de Arte Popular - CEMIG, Centro de Cultura Belo Horizonte - CCBH, Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Inhotim, Museu das Telecomunicações Oi Futuro, Museu de Arte da Pampulha, Museu de Artes e Ofícios, Museu de Ciências Naturais Puc Minas, Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, Museu dos Brinquedos, Museu Histórico Abílio Barreto, Museu Mineiro e SESC Palladium.

O evento que tem como tema norteador Ações Educativas em Debate: aprendizagens e avaliações busca dar continuidade às edições anteriores, realizadas no Museu de Arte da Pampulha, em maio de 2009 e no Museu Histórico Abílio Barreto em setembro dos anos 2010 e 2011, tendo em vista o público alvo: profissionais, trainees, estagiários, educadores, relacionados às instituições museológicas, culturais, arquivísticas e outras; pesquisadores e estudiosos de cursos de graduação e pós-graduação em museologia, artes visuais, pedagogia, história, geografia, arquitetura, biologia, entre outros com interesses no tema em discussão.

O tema escolhido nesta oportunidade abrange, especificamente, os seguintes assuntos relacionados, pertinente à natureza e aos propósitos das instituições em foco no evento: ações educativas, aprendizagens e avaliações. Esses eixos temáticos serão abordados, durante dois dias consecutivos, com o desenvolvimento de atividades que envolvem representantes das instituições que compõem a RIMC, bem como convidados de outras instituições que trazem experiências diversas, em razão do contexto geográfico que atuam e de suas escalas de atuação.

Na oportunidade, estão registradas as colaborações dos convidados para o desenvolvimento das atividades previstas na programação, disponibilizadas no presente site, no link "Arquivos".

Durante o seminário, será lançado o folder institucional da Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana – RIMC, que tem o objetivo de divulgar os espaços culturais e suas atividades.

 

• Manter a cooperação entre as instituições museológicas e outras instituições culturais da RIMC da RMBH - MG, com vista ao aprofundamento do conhecimento de suas ações e dos seus produtos educativos e culturais, bem como a ampliação de atividades conjuntas.

• Aprofundar a discussão sobre as ações e os meios a serem empreendidos e utilizados, tendo em vista a comunicação mais eficiente de conhecimentos sobre os objetos museais da RIMC da RMBH - MG.

• Problematizar e divulgar as ações educativas promovidas pelas instituições da RIMC.

• Envolver novos talentos nas atividades de produção e difusão do conhecimento sobre os acervos sob a guarda das instituições que compõem a RIMC da RMBH.