Conheça nossa chapa

foto: Foca Lisboa

 

 

Nós somos a UFMG Em Foco, uma chapa pautada pela convicção de que é preciso continuamente fortalecer a missão da Universidade de transformar as pessoas e a sociedade. Nosso compromisso é com a oferta de novas perspectivas para a geração e disseminação do conhecimento – em ensino, extensão e pesquisa – baseadas na busca pela excelência e pela inovação, no respeito à diversidade e à pluralidade e na construção conjunta. Queremos estabelecer um diálogo permanente com você e ampliar oportunidades para a consolidação de um processo participativo que contribua para o desenvolvimento de uma comunidade acadêmica democrática, inclusiva, autônoma, empreendedora e cidadã.

Buscamos dar foco ao que é relevante e temos compromisso, experiência e vontade para fazer acontecer. Reconhecemos que é preciso ir além das palavras – realizar, estar perto, evoluir, integrar. E temos toda disposição para fazer isso juntos.

 

foto: Foca Lisboa

Movido por desafios, Renato de Lima Santos é graduado em medicina veterinária, com mestrado na mesma área pela Escola de Veterinária da UFMG.

Autor e co-autor de inúmeras publicações nacionais e internacionais nas áreas de patologia veterinária, fisiopatologia da reprodução e patologia/patogênese de doenças infecciosas, é PhD em Patologia Veterinária pela Texas A&M University, com pós-doutorado na University of California Davis, e especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária. Realizou curso de aperfeiçoamento no Institut Pasteur – Paris.

Atua como professor e orientador de mestrado e doutorado na Escola de Veterinária da UFMG e é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A.

Como gestor, além de dirigir a Escola de Veterinária, desde 2014, foi presidente da Associação Brasileira de Patologia Veterinária– ABPV (2009-2011) e Pró-Reitor de Pesquisa da UFMG (2010-2014).

Renato acredita que o conhecimento pode mudar perspectivas, abrir caminhos para novas oportunidades e contribuir para o fortalecimento e reconhecimento de uma Universidade gerenciada de forma democrática e com foco nos benefícios que é capaz de proporcionar para a sociedade como um todo.

Conheça mais sobre a trajetória de Renato (http://lattes.cnpq.br/2925730638533987).

 

foto: Foca Lisboa

Graduada em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, Carmela Maria Polito Braga formou-se mestre e doutora na mesma área pela UFMG. Possui experiência internacional com o estágio sanduiche de doutoramento no Engineering Science da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Sua trajetória na universidade é marcada por uma atuação próxima dos estudantes e da gestão. É professora associada do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, coordenou diversos projetos de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico e de ensino, membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (2004 a 2007) e Pró-reitora Adjunta de Graduação da UFMG (2005 a 2010). Atualmente é coordenadora do colegiado do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação, posto que já ocupou anteriormente (2002 e 2004).

Publicou diversos artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, em anais de eventos e orientou vários alun@s de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Ao longo de sua carreira passou também pela área técnica quando atuou como Engenheira de projetos de Instrumentação e Automação.

Carmela aposta em uma gestão participativa e próxima d@s discentes, servidor@s TAEs e docentes.

Conheça mais sobre a trajetória de Carmela (http://lattes.cnpq.br/8647879466872770)

 

Uma reitoria mais perto de você.

O que nos orienta

A UFMG Em Foco é pautada pela convicção de que é preciso, continuamente, fortalecer a missão da Universidade de transformar as pessoas e a sociedade, por meio da geração e disseminação do conhecimento. Nossos compromissos são com:

1 – a universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

 

2 – a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e fazer avançar o pensamento, a arte e o saber.

 

3 – o reconhecimento, incentivo e proteção da diversidade como um patrimônio ético e acadêmico.

 

4 – a liberdade de manifestação de pensamento e com todos os demais direitos e garantias fundamentais. #Nãoàdiscriminação, #Nãoàintolerância, #Nãoàsegregaçãoeviolência.

 

5 – a democracia e com a gestão democrática e respeito aos seus órgãos colegiados.

 

6 – a excelência da UFMG, em todas as suas áreas de atuação, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

 

7 – a democratização para o acesso e permanência na UFMG, com a inclusão, diálogo, pluralismo, compartilhamento, solidariedade, colaboração, interação, convergência e criatividade.

 

8 – a ampliação e melhoria dos programas de assistência estudantil.

 

9 – o permanente diálogo com @s estudantes, valorização das representações nos órgãos colegiados e com o incentivo às diferentes formas de organização estudantil.

 

10 – a valorização do corpo técnic@-administrativ@, de seus conhecimentos e com o reconhecimento de sua contribuição.

11 – a promoção da qualificação d@s servidor@s técnic@-administrativ@s e docentes.

 

12 – o acolhimento e inserção dos nov@s servidor@s técnic@-administrativ@s e docentes.

 

13 – as práticas de governança pautadas pela cooperação, liderança compartilhada, transparência, integridade e responsabilidade social.

 

14 – a internacionalização, que proporcione novas oportunidades para todos os públicos da comunidade universitária.

 

15 – a cooperação interinstitucional sempre com foco no interesse público.

 

16 – a inovação nos processos de geração, desenvolvimento, transmissão e aplicação do conhecimento.

 

17 – a transdisciplinaridade em todas as dimensões acadêmicas, com fortalecimento do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

 

18 – a inovação tecnológica e o empreendedorismo na UFMG.

 

19 – o desenvolvimento das atividades de extensão universitária.

 

20 – a sustentabilidade ambiental, por meio da implantação de uma agenda verde.

 

21 – a acessibilidade, a mobilidade e a segurança da comunidade universitária e de outras pessoas que frequentam os campi.

 

22 – o zelo, a defesa e a manutenção dos bens patrimoniais fundamentados nos princípios éticos no trato com bens e recursos públicos.

Construção coletiva

Nossas propostas foram construídas a várias mãos: discentes, servidor@s TAEs e docentes de todas as unidades acadêmicas e administrativas deram a sua contribuição. Queremos continuar ouvindo você. Registre aqui as suas sugestões para a Universidade.

O projeto que temos para a gestão da UFMG 2018-2022 prevê ações pautadas no diálogo e compartilhamento, no respeito à liberdade, à diversidade, à pluralidade, na colaboração, criatividade interação e sinergia. Tudo isso com o objetivo de consolidar uma Universidade inovadora e de excelência, que seja reconhecida nos cenários nacional e internacional pela atuação do seu corpo docente e de técnic@s administrativ@s, pelo protagonismo do seu corpor discente, pelos projetos inovadores e pela contribuição à sociedade.

Acesse aqui o Programa de Trabalho completo.

  • All

Nossos apoiadores

Conheça nossos vídeos e depoimentos de apoiadores



















Contato

 

Envie uma mensagem

Siga as redes sociais