Publicado em: A proposta preliminar discutida
Os principais pontos que, na nova regulamentação, impactam a leitura do Decreto do REUNI em relação ao texto do Decreto original são:
O quarto item acima não impacta a UFMG de maneira significativa. A UFMG já tem um Ãndice de diplomação da ordem de 85%. Em relação a ele mencionam-se, aqui, sumariamente, os seguintes aspectos: a) recente mudança aprovada pelo CEPE no processo de provimento das vagas remanescentes tornará mais provável que a UFMG alcance a meta prevista; b) a implantação de uma metodologia de ensino, centrada em equipes de trabalho envolvendo professores, alunos de pós-graduação e monitores de graduação também contribuirá para esse intento.
A seguir, o documento centrará sua atenção nos demais aspectos do projeto. Convém observar que um dos elementos centrais da proposta apresentada pelo MEC é o Ãndice denominado DDE (número de docentes com equivalência de dedicação exclusiva), calculado com base no conceito de “professor-equivalenteâ€. No caso da UFMG, o DDE, que sempre será menor que o número real de professores, se aproxima muito deste. Portanto, para todos os efeitos e uma proposta preliminar, o leitor poderá considerar o DDE como sendo o número de docentes da Universidade.
5 comentários
jeffersonm cristovao da silva
24/10/2007 às 19h23
1Recentemente, mandei um e-mail para o instituto monitor, sugerindo o seguinte: é necessário e possÃvel fazer provas pela internet – tirar dúvidas e estudar com o professor; não adianta pensar em mudanças se não compreendermos que a internet veio para mudar toda estrutura de nossa sociedade, encurtando distâncias e nos permitindo ganhar tempo e qualidade. Até o momento sou apenas um bombeiro militar, mas creio que com a ajuda da internet, vou chegar a um patamar maior na sociedade, onde eu sempre desejei e não conseguia, devido o tempo que não me sobrava para estar em sala de aula. Investir em tecnologia é dar um salto para o futuro, hoje essa geração não respeita o professor, chama o professor para briga, ameaça e creio que a internet também é uma forma segura do professor ministrar sua aula, sem ficar com medo, insegurança se vai ser ferido ou morto a qualquer momento; sugiro que seja implantado nas universidades as cabines de websala, onde o professor(a) ficará ministrando suas aulas através da internet e tirando as dúvidas dos alunos, sendo que os alunos comparecerão apenas para efetuar as provas. Jefferson Cristovão da Silva (sgt bombeiro militar). Obrigado pela oportunidade!
Renato Janine
11/12/2007 às 12h51
2Jefferson Cristóvão….
É melhor você investir na carreira de Bonbeiro Militar, pois você está distante de saber qual o real papel da Universidade.
Abraços
Marisa
7/04/2008 às 12h37
3É verdade que alunos de pública vão ter 50% das vagas?
Marisa
Nota de esclarecimento
Prezada Marisa,
Está em discussão na UFMG a proposta de adoção do bônus para os estudantes de escola pública. Entretanto, esta proposta ainda deve ser apreciada pelo Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da instituição. Esta mesma proposta já foi analisada e aprovada pelos conselhos Acadêmicos e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Mais informações sobre esse processo por meio do link http://www.ufmg.br/online/arquivos/008052.shtml.
Juliane de Oliveira
10/04/2009 às 20h26
4Reuni. Claro! Amplia-se o número de vagas, sobrecarrega-se os professores (muitas vezes já sobrecarregados) e suprime-se os investimentos e a qualidade do ensino (quem precisa dela?). Boas idéias?
A menos que se perceba a gravidade do problema, de nada adiantarão os debates a respeito do assunto. É necessário, além de se dizer às pessoas que elas terão suas possibilidades de entrar numa IFES aumentadas, mas as condições para que isso seja implantado. São 100% das vagas contra 20% das verbas.
Justo?
E Jeffersonm… Não viaja!
Juliane de Oliveira
Juliane de Oliveira
10/04/2009 às 20h30
5Quero deixar claro que sou à favor de uma reestruturação na educação brasileira. Mas acredito que os olhares devem ser voltados com mais ênfase à educação de base, à s escolas de nÃvel fundamental e médio. Apenas com uma visão engajada nos alicerces do que chamamos “Educação” poderemos alcançar mudanças consideráveis. Do contrário, ficaremos alimentando medidas afirmativas, remendos sociais… Que, ao invés de provisórios (como deveriam ser), se tornarão eternos e cada vez maiores.
Juliane de Oliveira
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