De acordo com a regulamentação proposta, o total de alunos de graduação (MAT) seria contabilizado da seguinte forma:

MAT = {vagas de ingresso anuais X duração nominal X (1 + fator de retenção)}

Ou seja, para cada curso de graduação, toma-se a entrada anual no vestibular, e multiplica-se pelo número de anos que dura o curso. Multiplica-se o resultado obtido por um mais o chamado “fator de retenção” de cada curso (de acordo com uma tabela do MEC que indica a retenção média de cada curso no país), o que significa que leva-se em conta que parte dos alunos gastam mais tempo para formar que a duração nominal do curso, assim aumentando o número total de alunos matriculados no curso, em relação ao número que ocorreria se todos se formassem no prazo previsto.

Para a UFMG, o resultado dessas contas hoje (com possível imprecisão) conduz a:

MAT = 25.500

Portanto, a atual relação matrículas/docentes para a UFMG, segundo os critérios do REUNI, já é de 15,5.