Avaliação discente

A UFMG já tem implantado, desde o início da década de 90 passada, um sistema de avaliação discente sobre as disciplinas, que faz uso de um questionário que os alunos preenchem ao final de cada semestre. São avaliadas as diversas dimensões da atividade didática em cada disciplina cursada pelo aluno no semestre. O aluno passa obrigatoriamente pelo questionário, em uma página da Internet, para ter acesso à matrícula nas disciplinas do semestre seguinte, que também é feita pela Internet (note-se que o aluno deve passar pelo questionário, embora não seja obrigado a respondê-lo). Com isso, o número de alunos que respondem ao questionário chega à quase totalidade dos alunos da instituição. Conforme já mencionado anteriormente, esse questionário deverá ser adaptado para as novas metodologias a serem empregadas, de forma a capturar informações a respeito das novas equipes didáticas e também a respeito dos novos pacotes de material instrucional.

Avaliação da qualificação do corpo docente

A UFMG já conta hoje com um corpo docente cuja qualificação, no nível de doutorado, ultrapassa os 75%. A presença de não-doutores se concentra hoje em algumas poucas unidades, que atuam em áreas nas quais o Brasil possui tradição acadêmica mais recente. O esforço institucional da UFMG para capacitar seu quadro docente, portanto, já é antigo, e se encontra em grande parte concluído. Nas unidades em que ainda se faz necessária a manutenção de tal esforço, a universidade manterá a política que se encontra em vigor, de liberação de pessoal para doutoramento. Os índices de qualificação continuarão a ser monitorados pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), que acompanha todos os departamentos da UFMG, fazendo uma análise anual da situação de cada um deles.

Índices de avaliação da CAPES

A UFMG vem aplicando, já há décadas, processos internos de discussão de seus programas de pós-graduação, os quais vêm se refletindo já há alguns anos em bons indicadores na avaliação da CAPES. Evidentemente, os próprios indicadores da CAPES servem como uma realimentação externa, que valida ou baliza a discussão interna. A política para a melhoria dos conceitos da pós-graduação, nos últimos anos, vem se estruturando na tentativa de identificar os gargalos específicos para o avanço de cada um dos programas da UFMG, com a conseqüente tentativa de removê-los ou contorná-los, com o apoio institucional. Nesta avaliação do triênio 2004-2006, pode-se verificar o sucesso dessas políticas, com o aumento de 60% para 65% da proporção de cursos avaliados com os conceitos 5, 6 ou 7 (considerados apenas os cursos que já foram objeto de avaliação). Para os próximos anos, está prevista essencialmente a manutenção dessa abordagem metodológica de avaliação interna e de política de acompanhamento.

Dados do INEP

A UFMG já demonstra, há muitos anos, uma constante preocupação com condições de oferta de seus cursos de graduação. Já há muitos anos existe uma atenção para itens tais como: a estrutura de laboratórios, a estrutura de bibliotecas, a estrutura física dos prédios, etc. Avaliações externas, produzidas periodicamente em formatos diversos pela SESU-MEC são sempre levadas em consideração, como elemento adicional em relação aos processos internos de verificação. Como política para lidar com problemas identificados ao longo do tempo, cabe citar a alocação, nos últimos dois anos, de recursos orçamentários específicos, da ordem de 4 milhões de reais, destinados à renovação de laboratórios de ensino e de acervo bibliográfico. Ao longo do tempo, recursos orçamentários específicos têm sido destinados, também, para obras de menor porte, de modo a atender à renovação das instalações mais antigas.

A questão da estrutura física é uma questão à parte. Desde a sua inauguração, na década dos 1960, o Campus Pampulha vem sendo progressivamente consolidado, com a transferência progressiva da maior parte das unidades acadêmicas. Neste momento, está sendo finalizada a etapa da transferência das unidades constante do projeto Campus 2000, iniciado em 1998. Restarão fora do Campus Pampulha apenas a Faculdades de Medicina e Direito, as Escolas de Arquitetura e de Enfermagem e o Hospital das Clínicas.

Avaliações do ENADE

A UFMG tem como parte integrante de sua cultura institucional a colocação, em prioridade máxima, da qualidade de seus cursos de graduação. Esse viés de sua cultura vem se refletindo em todas as avaliações de cursos de graduação realizadas nos últimos anos, incluindo o ENADE. Estas avaliações externas, sempre que disponíveis, são levadas em consideração pelos formuladores da política interna para a graduação (câmara de graduação, colegiados de cursos) sendo que eventuais problemas detectados, via de regra, dão origem a ações para produzir melhorias. A UFMG deverá manter essa linha de conduta, aberta às avaliações externas de todas as origens, e ciosa de sua identidade institucional de instituição de referência para o ensino superior no país.