BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS, Universidade de Coimbra (Portugal)"Para além do Pensamento Abissal: Das Linhas Globais à Ecologia dos Saberes"
Debatedores: Prof. Leonardo Avritzer e Prof. Clélio Campolina
20 de setembro de 2007

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison. Atualmente, é, também, Diretor do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. Em seus trabalhos, já traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês e alemão, trata de globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Desenvolve pesquisas, ainda, sobre teoria pós-colonial, democracia multicultural e movimentos sociais. Entre suas obras, incluem-se: Um discurso sobre as ciências (1988), Introdução a uma ciência pós-moderna (1989), Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade (1994), Globalização: fatalidade ou utopia? (2001), Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa (2002), Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista (2002), Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural (2003), A universidade no séc. XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade (2004), e Fórum Social Mundial: manual de uso (2005). Recebeu, entre outros, o Prêmio Gulbenkian de Ciência (1996), o Prêmio Bordalo da Imprensa - Ciências (1997), o Prêmio Jabuti - Ciências Humanas e Educação (2001) e o Prêmio Euclides da Cunha, da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (2004).