FERNANDO GALEMBECK (Unicamp)
"Alquimia no século 21: ciência, riqueza e bem-estar"
Debatedor: Prof. José Caetano Machado
25 de outubro de 2007

Fernando Galembeck é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Graduado em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1964) e Doutor em Química (Físico-Química, USP, 1970), realizou seu Pós-Doutorado nas Universidades do Colorado (1972-1973) e da Califórnia (Davis, 1974). É Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona as disciplinas Colóides e Superfícies, Polímeros, Química Aplicada, Físico-Química, Química Geral e Microscopia. Publicou 228 artigos em periódicos científicos especializados e cerca de 200 trabalhos em anais de eventos. Tem 18 capítulos de livros publicados e mais de 40 comunicações apresentadas em congressos científicos internacionais. Orientou 34 dissertações de Mestrado e 28 teses de Doutorado. Tem depositadas 18 patentes, das quais sete já foram licenciadas, e lançados comercialmente dois produtos, baseados em patentes suas. Exerceu funções dirigentes na Unicamp, no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na Academia Brasileira de Ciências (ABC), na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e na Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (SBMM), bem como funções de assessoria e planejamento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no MCT, CNPq e na Capes e de consultoria em várias empresas. Entre os vários prêmios com que foi agraciado, incluem-se a Medalha 50 anos do CNPq (2001), o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia do CNPq e da Fundação Conrado Wessel (2006) e o Prêmio Fernando Galembeck de Inovação Tecnológica da SBQ (2006).