Retrato de Joel PrimackRetrato de Retrato de Nancy AbramsJOEL PRIMACK(físico e cosmólogo) e
NANCY ABRAMS (escritora)
"O NOVO UNIVERSO: Por que isso nos interessa aqui e agora?"
Debatedor: Prof. Ricardo Fenati
29 de Outubro de 2008

Joel Primack é professor de física da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e desenvolve pesquisas na área de teoria quântica de campos, cosmologia e astrofísica de partículas. É um dos criadores da teoria da matéria escura, que por mais de duas décadas ocupa a  agenda da cosmologia observacional e teórica, e também do chamado Modelo Padrão da física de partículas. Foi um dos que primeiro calculou a massa do quark encantado (charmed quark) usando teoria eletromagnética fraca. Primack e sua equipe usa um dos maiores computadores do mundo para simular a evolução do universo, comparando-a com os dados obervacionais. Ele dirige atualmente  o Forum  "Física e Sociedade" da Sociedade Americana de Física e também o Comitê de Ciência, Ética e Religião da Associação Americana para o Desenvolvimento da Ciência. É autor junto com Nancy Abrams do livro Panorama visto do centro do universo: a descoberta do nosso extraordinário lugar no cosmos.

Nancy Abrams é advogada e escritora com interesse em história, filosofia e política da ciência. Ministra  há uma década junto com Joel Primack  na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, um curso chamado "Cosmologia e cultura", que serviu como ponto de partida para o livro.