JULIAN SAVULESCU(Univ. de Oxford) ROGER CRISP (Univ. de Oxford)
Mesa Redonda: "Nas Fronteiras do Humano: a imaginação da técnica"
Mediadores: Ivan Domingues (Dep. de Filosofia) e Sérgio Pena (Dep. de Bioquímica)
20 de Agosto de 2009

Julian Savulescu formou-se em Medicina pela universidade de Monash (Austrália) e obteve seu doutorado sob supervisão do filósofo Peter Singer na mesma instituição em 1994, qualificando-se em bioética e filosofia analítica. Desde então, dentre outras atividades, foi diretor do programa de bioética do Centro de Estudo da Saúde e Sociedade da Universidade de Melbourne e presidiu o comitê de Ética do Departamento de Serviços Humanos do estado de Victoria, na Austrália. Atualmente, Savulescu dirige o Centro Uehiro de Ética Prática da Universidade de Oxford. Ele também é diretor do Programa em Ética e Biociências da James Martin 21st Century School e chefe da Colaboração Melbourne-Oxford, junto a qual se dedica ao exame das implicações éticas da clonagem e pesquisa com células tronco-embrionárias. Julian Savulescu já publicou mais de 100 artigos em periódicos importantes, tais como Bioethics, British Medical Journal, Journal of Philosophy e The Journal of Medical Ethics e é co-autor do livro Medical

Roger Crisp graduou-se em Estudos Clássicos e Filosofia pela Faculdade St. Anne da Universidade de Oxford, pela qual também recebeu o título de doutor em 1988. Na ocasião, o tema de sua tese foi o utilitarismo. Em seguida, Crisp atuou por dois anos como pesquisador de pós-doutorado em Oxford, quando se dedicou especialmente ao estudo de Aristóteles e John Stuart Mill, e foi então nomeado professor e tutor de Filosofia  da mesma faculdade que o formou. Além desse posto, atualmente ele é o presidente do comitê gestor do Centro Uehiro de Ética Prática da Universidade de Oxford e integrante do seu corpo de pesquisadores. Seus principais interesses de pesquisa são ética, incluindo ética das virtudes, filosofia política e filosofia antiga, acerca dos quais publicou inúmeros artigos em periódicos e livros. Traduziu para o inglês a Ética a NicômacoReasons and the Good pela ed de Aristóteles. Em 2006, Roger Crisp lançou o livro itora Claredon.