MANOEL DE OLIVEIRA
Mesa Redonda: "PALAVRA, IMAGEM, UTOPIA"
Mediadores: César Guimarães, Mateus Araújo e Aniello Avella
26 de novembro de 2009

Sessão Pública e Solene do Título de Doutor Honoris Causa a MANOEL DE OLIVEIRA.

MANOEL DE OLIVEIRA é o cineasta mais velho em atividade na cena contemporânea. A singularidade estética de sua vasta obra (mais de 50 filmes) faz do cineasta português um dos mais autênticos e originais representantes de um cinema autoral, que encontra na literatura uma das fontes de inspiração. Não obstante sua idade centenária, Manoel de Oliveira encontra-se em plena atividade. Lançou no primeiro semestre deste ano «Singularidades de Uma Rapariga Loura», baseado no conto homônimo de Eça de Queirós, e encontra-se atualmente em processo de realização de mais um filme. Manoel de Oliveira foi agraciado ao longo de sua carreira com inúmeros prêmios. Merece destaque as premiações do Leão de Ouro nos festivais de Veneza de 1985 e 2004 e a Palma de Ouro em Cannes em 2008. Recebeu também em 2008 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve e este ano, logo após o evento do Ciclo de Conferências Sentimentos do Mundo, recebeu em cerimônia oficial o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais.