Plano de Saúde CASU/UFMG

A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade - CASU/UFMG foi criada em 1993, com a finalidade de prestar assistência médico-hospitalar aos servidores e dependentes da UFMG. Posteriormente, a CASU ampliou sua cobertura aos servidores do CEFET/MG, Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina e Fundações vinculadas à UFMG.

A Caixa foi criada pelos servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG e iniciou o seu funcionamento com o apoio político e logístico da Administração Central da UFMG, na época sob o comando da Reitora Vanessa Guimarães Pinto.

A CASU é uma instituição privada, não lucrativa, que funciona em sistema cooperativo, sendo financiada e administrada integralmente pelos seus associados, não recebendo nenhum recurso financeiro da UFMG, nem do poder público. Tem uma estrutura administrativa enxuta, ágil, desburocratizada e transparente.

Os associados exercem o seu poder na administração da CASU por intermédio da Assembléia e do Conselho Diretor, além do acesso direto ao Presidente e a todos funcionários da instituição. Todos documentos e dados numéricos e financeiros estão à disposição permanente dos associados. Possui um sistema de dados informatizado, que pode fornecer qualquer dado ou cifra global ou individual, com inúmeros cruzamentos de informações.

A CASU é uma instituição consolidada administrativa, técnica e financeiramente, tendo ampla rede credenciada de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, bem distribuída geograficamente.

Em casos de urgência ocorridos fora do domicílio do associado, a CASU reembolsa quase integralmente as despesas médico-hospitalares realizadas; a CASU paga remoção por ambulâncias e por transporte aéreo, quando há necessidade médica.

As consultas e exames rotineiros são feitos diretamente pelo associado, sem necessidade de autorização prévia e as internações, os procedimentos e os exames de maior custo são autorizados sem excesso de burocracia. Os exames complementares podem ser pedidos por qualquer médico, mesmo não credenciados da CASU.

A CASU tem mensalidades extremamente competitivas com o mercado de planos de saúde, cobertura ampla de procedimentos e períodos de carências mínimos.

A CASU está iniciando, no ano corrente, amplo e intenso programa de prevenção de doenças e promoção da saúde, com campanhas de vacinação, palestras, orientação aos associados, criação de grupos de doentes, além de outras ações.

A CASU possui uma sede na Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG e uma representação no Campus da Saúde da UFMG, uma em Diamantina.