História

Memória Ecológica

A exposição Campus Saúde integra a pesquisa sobre a arborização dos Campi da UFMG, coordenada pela profa Regina Horta Duarte, do departamento de História da UFMG, apoiada pelo Centro de Memória da mesma universidade. O trabalho integra as atividades de um projeto maior, intitulado Árvores da Cidade: história, sociedade e natureza em Belo Horizonte, apoiado pelo CNPq e FAPEMIG.

O trabalho se dividiu em três principais enfoques. Primeiramente, foram investigadas as linhas gerais das transformações dos espaços, através da identificação de como as paisagens do campus Saúde UFMG sofreram intervenções na vegetação, seja pelo corte, pelo plantio, pela abertura de vias de transporte interno ou ainda da construção de prédios. Em segundo lugar, buscamos reconstruir aspectos da história da ocupação política e cultural dos espaços abertos, enfocando manifestações diversas. Finalmente, privilegiamos memórias diversas daqueles que freqüentaram ou freqüentam o campus, com depoimentos sobre a percepção das paisagens por aqueles que percorrem cotidianamente seus caminhos, como docentes, funcionários e discentes.

Consideramos que a história dos Campi da UFMG é também a história da cidade de Belo Horizonte, assim como a história do papel da universidade na sociedade brasileira.

Além da exposição, a equipe de pesquisa -, composta pela referida professora, uma mestranda da Pós-graduação em História da UFMG, vários graduandos em História, todos bolsistas do CNPq ou FAPEMIG, e a fotógrafa Maria do Carmo Sartori (também funcionária da UFMG) - realizou um catálogo, no qual se inclui um texto sobre a história do Campus Saúde, várias fotos, e um CD ROM com uma seleção de fotografias e documentos relacionados a diferentes momentos históricos das unidades do Campus Saúde. As entrevistas realizadas durante a pesquisa serão depositadas no acervo do Programa de História Oral da FAFICH/UFMG.

A pesquisa terá continuidade. Nos próximos meses, a equipe contará ainda com o engenheiro agrônomo Geraldo Lúcio Oliveira Motta, mestre pela UFV em arborização urbana e funcionário da UFMG, para a reconstrução de uma história ambiental do Campus Pampulha, cujos resultados serão publicados em um livro. Uma exposição sobre o Campus Pampulha será inaugurada no segundo semestre deste ano.

Rodapé - UFMG 80 anos

Comissão dos 80 anos da UFMG - Desenvolvido pelo Núcleo Web da Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627 - Belo Horizonte - MG - Brasil - 31270-901 Fone: (+5531) 3409.6408 - Email ufmg80anos@ufmg.br

Banco Real ABN AMRO Nansen S/A Instrumentos de Precisão Southern Electric Brasil Sinduscon MG Grupo Orguel - Organização Guerra Lages Caixa Econômica Federal Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisFundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - 80 Anos FLIP - Festa Literária Internacional de Parati Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais