Fale lança edição comemorativa dos 50 anos da Revista Literária
  • 29
  • 03
Foto: Foca Lisboa/ UFMG

Nesta quinta-feira, 30, às 18h30, a Faculdade de Letras recebe em seu auditório 1.007 o lançamento da edição comemorativa dos 50 anos da Revista Literária da UFMG, que por cerca de 30 anos publicou a produção artística textual do corpo discente da Universidade. O lançamento da RL – Revista Literária da UFMG – 50 anos integra as comemorações dos 90 anos da UFMG.

O evento será precedido por um bate-papo com os organizadores e curadores da publicação, que ocorrerá a partir das 17h30. Após o bate-papo e antes do lançamento, haverá ainda um sarau, em que estudantes da Universidade apresentarão textos inéditos, de autoria própria. O lançamento foi destaque no Boletim desta semana.

Pássaro de voo longo

Sob o signo de uma pequena corujinha, símbolo do conhecimento, a Revista Literária da UFMG foi idealizada em 1966 por Luiz Vilela, Luis Gonzaga Vieira e Plínio Carneiro, que eram, respectivamente, estudantes da UFMG e assessor de comunicação da Universidade. No mesmo ano, Aluísio Pimenta, então reitor da Universidade, transformou-a em uma publicação oficial da instituição.

Sempre apostando na possibilidade de produzir saber a partir da arte, a RL teve 26 edições até 1996 e um último número em 2002. Por meio de seu concurso literário anual (que premiava contos e poemas) e de sua “Segunda Seção” (que reunia textos de autores convidados), a publicação revelou ou ajudou a projetar vários escritores que, mais tarde, alcançariam destaque nacional. Entre eles, Sérgio Sant’Anna, Luiz Vilela, Humberto Werneck, Jaime Prado Gouvêa e Ronald Claver.

Além disso, vários dos autores revelados pela revista se tornariam, mais tarde, professores da própria Universidade, como Maria Esther Maciel, Lucia Castello Branco, Luis Alberto Brandão e Sônia Queiroz, professores da Faculdade de Letras.

A RL ‒ Revista Literária da UFMG ‒ 50 anos colige cinco dezenas de textos (entre contos e poemas) que representam, panoramicamente, a longa trajetória da publicação, traduzindo literariamente questões (estéticas, sociais, políticas) que marcaram a segunda metade do século 20.

Para chegar a tal seleção, a equipe responsável pela coletânea trabalhou por cerca de dois anos na curadoria das mais de 4.500 páginas publicadas em toda a história da revista. Durante o processo, disciplinas foram ministradas na graduação com foco na concepção do volume.

Mais 50 anos

A publicação foi organizada pelos professores Luis Alberto Brandão, da Faculdade de Letras, e Fernanda Goulart, da Escola de Belas Artes. Docentes das duas unidades, pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade e estudantes de graduação integraram o grupo de trabalho, pesquisa e curadoria que se responsabilizou pela seleção.

Para Luis Alberto Brandão, a UFMG, em razão de seu peso nacional e internacional, precisa e merece ter novamente uma revista literária ou de arte relevante, com respaldo institucional, que a represente. “As oportunidades de publicação são poucas para quem está começando, e a Universidade deve ser esse canal de expressão e de avaliação da qualidade de novas produções”, defende o organizador.

Atualizações sobre o projeto podem ser acompanhadas pela página que a publicação mantém no Facebook. Além disso, todas as 27 edições da Revista Literária da UFMG estão digitalizadas no Portal de Periódicos da Faculdade de Letras da UFMG.

 

RL – Revista Literária da UFMG ‒ 50 anos
Organizadores: Fernanda Goulart e Luis Alberto Brandão
Editora: Fale/UFMG
252 páginas / Distribuição gratuita

Lançamento: 30/03, quinta-feira, a partir das 17h30
Local: Auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG

Mais Notícias
Banner SBPC
  • 29 jun 2017
  • 0
Tremores de terra no Brasil são mais comuns do que se pensa, e, embora os abalos mais fortes (os chamados terremotos) sejam pouco prováveis, o...
Faculdade de Letras vai sediar parte das atividades do colóquio. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 12 abr 2017
  • 0
De 9 a 13 de maio, a Faculdade de Letras e o Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) vão receber o colóquio internacional Escrita,...
Prédio do Hospital São Vicente de Paulo (atual Hospital das Clínicas). À esquerda pode ser visto parte do edifício do Hospital São Geraldo. Local: Campus Saúde na atual Av, Alfredo Balena, 190/BH. Data: década de 1960. Acervo: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas/UFMG
  • 16 ago 2017
  • 0
Prédio do Hospital São Vicente de Paulo (atual Hospital das Clínicas), na década de 1960. Acervo HC   Solenidade na Faculdade de Medicina, na próxima...