Simpósio promove debate sobre relações da água com mineração, agricultura e saúde
  • 18
  • 04
Simpósio promove debate sobre relações da água com mineração, agricultura e saúde.

Pesquisadores e gestores na área de recursos hídricos estarão reunidos nesta semana (quarta e quinta, 19 e 20) no simpósio Água na mineração, agricultura e saúde – o que a ciência tem a dizer a partir de Minas Gerais. O evento, que será realizado no campus Pampulha, integra a programação que celebra os 90 anos da UFMG e encerra as comemorações do centenário da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

Foto: Franscisco Emolo / USP Imagens

O simpósio será aberto na quarta-feira, às 9h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), com a presença do reitor Jaime Ramírez e dos presidentes da ABC, Luiz Davidovich, e da Fapemig, Evaldo Vilela. Logo após, o ecólogo e membro da ABC José Galizia Tundisi [foto] fará conferência com o tema Água e ciência no Brasil – desenvolvimento ou modernização?

As sessões plenárias terão participação de pesquisadores da UFMG, como Virginia Ciminelli, Francisco Barbosa e Leo Heller – este também vinculado à Fiocruz –, de outras federais mineiras e representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Vale, entre outras instituições.

A professora Virgínia Ciminelli, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Acqua – Recursos Minerais e Biodiversidade, sediado na UFMG, e uma das organizadoras do encontro, explica que a motivação central é tratar de um tema essencial – a água – de maneira integrada. “Entendemos hoje que grandes questões ambientais não podem ser resolvidas considerando apenas uma cadeia de negócios. É necessário cooperação”, afirma.

Soluções comuns

Ciminelli lembra que a atividade minerária usa relativamente pouca água no âmbito global, mas tem impacto local importante. E que a agricultura é intensiva na utilização dos recursos hídricos. “Juntar os dois campos trará ganhos em troca de experiência e soluções comuns. A mineração tem otimizado processos nas últimas décadas e se ajustado à escassez da água, assim como a agricultura tem feito avanços interessantes”, diz a pesquisadora. “E queremos mostrar que, assim como o investimento nos processos gera benefícios para as empresas e os produtores agrícolas, ampliar o saneamento básico é fundamental para a saúde das populações e para a economia dos países.”

Ainda segundo Virgínia Ciminelli, a ABC, com base em debates como os desta semana, tem encaminhado recomendações ao governo, com a preocupação, entre outras, de enfatizar que cortes no orçamento podem pôr a perder avanços recentes e importantes no campo da ciência e tecnologia.

As atividades do simpósio são abertas ao público na quarta-feira – as inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio de formulário on-line – e fechadas no dia seguinte. Outras informações podem ser obtidas no site da ABC e pelo telefone (21) 3907-8145.

Conheça a programação:

19 de abril CAD 2 (aberto ao público)

9h Abertura
Luiz Davidovich, presidente da ABC
Evaldo Vilela, presidente da Fapemig
Jaime Arturo Ramírez, reitor da UFMG

9h30 Conferência de abertura
Água e ciência no Brasil – Desenvolvimento ou modernização?
José Galizia Tundisi (ABC/IIE/INCT-Acqua)

10h Sessão plenária 1
Moderador: Evaldo Vilela (ABC/Fapemig/UFV)
Relator: Luiz Roberto Guimarães Guilherme (UFLA)
Água e agricultura – Lineu Neiva Rodrigues (Embrapa Cerrados)
Mineração no cenário de escassez da disponibilidade hídrica: desafios e oportunidades – Maria José Gazzi Salum (MME/UFMG)
Água, saúde e doença: o caso das arboviroses – Mauro Teixeira (ABC/UFMG)

14h Sessão plenária 2: Casos de sucesso
Moderadores e relatores: Virginia Ciminelli (ABC/UFMG) e Demetrius David Silva (UFV)
O Conservador das Águas: um projeto a ser seguido – Júnior Cesar Avanzi (UFLA)
Tecnologia do irrigâmetro aplicada no manejo da irrigação – Rubens Alves de Oliveira (UFV)
Ecoeficiência hídrica e geração de valor – Adelson de Souza (Votorantim Metais)
Métodos alternativos para disposição de rejeitos / Case “Pilha da Cianita” – Rodrigo Dutra Amaral (Vale)
Água, saúde e bem-estar: como encontrar as interseções? – Leo Heller (Fiocruz)

16h20 Sessão plenária 3
Moderador: Lineu Neiva Rodrigues (Embrapa Cerrados)
Relator: Paulo Romano (Fórum do Futuro)
A necessidade da implementação da governança e capacitação para novos negócios em água – Francisco Barbosa (UFMG)
Indicadores de governança para o Sistema Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos – Rodrigo Di Lorenzo Mundim (Igam/MG)

18h Encerramento

20 de abril Auditório 1010 da Escola de Engenharia da UFMG (fechado ao público)

9h Mesa-redonda: Governança, integração e educação
Moderador: Luiz Roberto Guimarães Guilherme (UFLA)
Participantes: Comissão Organizadora, conferencistas, moderadores e relatores
Dinâmica:
Rodada inicial / Rodada de réplicas e considerações / Rodada de conclusões

14h Redação do documento

Mais Notícias
7º Seminário Universidade, Sociedade, Estado, organizado pela Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • 30 ago 2017
  • 0
Temas como financiamento da educação superior, cooperação e desenvolvimento regional, ensino público e desenvolvimento humano, social e econômico, serão abordados no 7º Seminário Internacional Universidade,...
Exposição promove um passeio virtual ao longo do Rio das Velhas. Foto: Ana Naemi/Espaço do Conhecimento UFMG
  • 18 abr 2017
  • 0
POR JULIANA FERREIRA*   Exposição promove um passeio virtual ao longo do Rio das Velhas   Tudo começa a cerca de 100 quilômetros de Belo...
Revitalização manteve as características originais do presépio, construído por acumulação ao longo de 82 anos. Foto: Tati Motta / Cecor-UFMG
  • 26 abr 2017
  • 0
Uma das mais expressivas obras da cultura popular de Belo Horizonte, o Presépio do Pipiripau será reinaugurado nesta quarta, dia 26, após passar por minucioso...