Voltar para o Início Ir para o rodapé
Ciência

Febrat recebe 282 trabalhos da educação básica e profissional de todo o país

Evento será realizado de 29 a 31 de outubro, no Centro Pedagógico e em plataforma digital

Aproximar a pesquisa de ponta da educação básica é uma das metas da feira
Foto: Ana Luiza Araújo | Museu Ponto UFMG

A 13ª edição da Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat), que será realizada de 29 a 31 de outubro, reunirá 282 projetos de escolas de educação básica e profissional de diversas regiões do país. O evento, gratuito, terá formato híbrido, no Centro Pedagógico da UFMG, no campus Pampulha, e em plataforma virtual, com palestra e sessão de abertura no dia 29, a partir das 19h.

Com o tema Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, o evento dialoga com a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização da ciência do Brasil, e reforça a importância da formação de novos talentos científicos no país. Apesar de ser um norteador essencial, os trabalhos não são obrigados a se ater ao tema.

As equipes são divididas em seis categorias: educação infantil (categoria A), anos iniciais do ensino fundamental (categoria B), anos finais do ensino fundamental (categoria C), ensino médio (categoria D), ensino médio-técnico e profissional (categoria E) e educação de jovens e adultos (categoria F).

A programação inclui premiações, palestra e visitas das escolas à feira e ao Museu Itinerante Ponto UFMG. Escolas interessadas em organizar visitas precisam fazer o agendamento até 21 de outubro, por meio de formulário eletrônico.

Ciência na escola
A feira, tradicionalmente, recebe estudantes da educação básica e técnica de todas as regiões do país. Nesta edição, eles vão apresentar suas ideias científicas a respeito de como a cultura oceânica pode ajudar a enfrentar as mudanças climáticas.

Os projetos abrangem desde inovações ambientais e sociais até experimentos em biotecnologia, energia e tecnologias digitais. A proposta é a de estimular crianças e adolescentes, orientados pelos professores de suas escolas, a refletir sobre os temas relacionados aos ecossistemas locais, aos recursos hídricos e às práticas sustentáveis.

Mais informações podem ser encontradas na página do evento e no perfil do Museu Ponto UFMG no Instagram; também podem ser solicitadas pelo endereço feirafebrat@gmail.com.

Categoria: Extensão

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Extensão