Voltar para o Início Ir para o rodapé

Cientistas Negras #1: pesquisadora Cida Moura, da ECI/UFMG

A baixa representatividade de pessoas negras – sobretudo de mulheres negras – na ciência ocorre em razão do racismo estrutural, o que torna mais difícil a ascensão acadêmica no Brasil.

A série “Cientistas Negras”, com 3 episódios, estreia na TV UFMG e tem por objetivo dar visibilidade a pesquisadoras negras que, em meio à desigualdade de gênero, racismo e sexismo, têm ascendido em universidades brasileiras. Elas são exemplos para meninas e jovens que sonham em ser cientistas.

A docente Maria Aparecida Moura, carinhosamente conhecida como Cida Moura, da ECI, que se tornou a primeira professora titular negra na história da Universidade Federal de Minas Gerais, quando a UFMG tinha 85 anos de fundação, em 20 de novembro de 2012, Dia da Consciência Negra, abre o primeiro episódio de “Cientistas Negras”. Vale a pena conhecer sua trajetória e pesquisas. Confira!

---

Entrevistada: Maria Aparecida Moura (professora titular na Escola da Ciência da Informação).

Equipe: Soraya Fideles (reportagem e edição de conteúdo), Eliane Estevão (produção), Ângelo Araújo (imagens), Lucas Tunes (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens), Isabela Perdigão (videografismo), João Teixeira Jr. (videografismo) e Pedro Campos (transporte).