Voltar para o Início Ir para o rodapé
Idiomas

Fale abre inscrições para exames de proficiência destinados a candidatos à pós-graduação

Testes contemplam cinco idiomas, incluindo português como língua adicional para estrangeiros

Prédio da Faculdade de Letras onde está localizado o seu Centro de Extensão (Cenex)
Foto: Foca Lisboa | UFMG

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale) divulgou edital para exames de proficiência em língua estrangeira para candidatos que vão concorrer aos processos seletivos de programas de pós-graduação. As inscrições estarão abertas a partir das 9h de sábado, 25 de outubro, até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 4 de novembro e deverão ser realizadas no site cursos e eventos da Fundação de Apoio da UFMG, a Fundep.

Pode se inscrever qualquer pessoa da comunidade interna ou externa. Para efetivar a inscrição, o candidato deve seguir todos os procedimentos descritos no edital, realizar o envio da documentação, gerar o boleto e fazer o pagamento da taxa no valor de R$ 180 e de R$ 150 por inscrição adicional.

O candidato poderá se inscrever para a prova de proficiência em mais de um idioma ou em mais de uma área de um mesmo idioma, desde que os dias e horários das provas não coincidam. Haverá limites de inscritos por turno de provas, e as inscrições serão aceitas dentro desse limite, conforme anexo do edital.

Isenção da taxa e provas
Até 27 de outubro, os candidatos podem solicitar isenção da taxa de inscrição, por meio do preenchimento de formulário específico, disponível no site do Cenex.  As condições estão descritas nos itens 4.6 e 4.7 do edital.

As provas serão realizadas de forma remota, na modalidade virtual síncrona. Para avaliação de proficiência em inglês, os exames vão ocorrer nos dias 22, 23 e 30 de novembro, de acordo com a área de pesquisa à qual o candidato se candidatará na pós-graduação.

No dia 29 de novembro, serão realizados os exames de espanhol, alemão, francês, italiano, além de português como língua adicional (PLA) para candidatos estrangeiros ou que não tenham o português como língua materna. Os exames são ofertados por idioma para cada uma das quatro áreas de atuação: ciências biológicas, ciências agrárias e da saúde; ciências exatas e da terra e engenharias; ciências humanas e ciências sociais aplicadas; e linguística, letras e artes.

O candidato que tiver dúvida sobre sua área específica de inscrição na prova de proficiência deve consultar o regulamento do processo seletivo do Programa de Pós-graduação do qual pretenda participar. A área de cada curso de pós-graduação pode ser conhecida por meio do site da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG.

Categoria: Extensão

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Extensão